O partido Democratas (DEM) decidiu, por unanimidade, declarar neutralidade na disputa entre Baleia Rossi (MDB-SP) e Artur Lira (PP-AL). A decisão ocorreu em reunião realizada na última noite, na sede do partido, em Brasília (DF). À reportagem da Sagres, o deputado federal Zé Mario (DEM-GO), analisou o cenário das eleições na Câmara e detalhou a decisão do partido de ficar isento na disputa.
“Nós teríamos discutido internamente no partido o posicionamento do partido em estar ou não aderido ao bloco centro-esquerda, isso é claro que não coagula com o pensamento de muitos deputados, claro que tem os deputados que acompanham essa ideia, mas a maioria não acompanha a ideia de estarmos dentro do campo centro-esquerda”, disse.
Zé Mario ressaltou que a adesão ao bloco, não significa o voto, mas acredita que dos 31 deputados federais do DEM, de 20 a 22 vão acompanhar o candidato Arthur Lira. “A decisão da neutralidade, foi aprovada por unanimidade, haja visto que traz um conforto maior aos deputados para escolher seu voto. Agora claro, que do ponto de vista do partido, a gente perde um pouco, porque não aderimos a nenhum bloco e com isso perdemos algumas posições dentro da composição da nova mesa”, considerou.
O deputado destacou que a eleição da Câmara é uma eleição muito disputada, com grandes desafios e articulações e falou sobre o favoritismo de Arthur Lira. “Claro que a expectativa hoje é muito grande, existe uma grande perspectiva de como vai ser essa eleição, mas a gente pressente, claro que eleição a gente só sabe o resultado final na apuração, mas hoje há sim, abertamente, um viés favorável à Arthur Lira, que vem ganhando musculatura, incorporando forças e sem dúvida nenhuma existe a perspectiva dele sair vencedor, mas claro, que a eleição só terá resultado no final da noite de hoje e até lá vamos trabalhar dentro desta perspectiva”.
Leia mais