Sagres em OFF
Rubens Salomão

Ronaldo Caiado mantém neutralidade pública e DEM decide abandonar Rodrigo Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ainda tentou na última semana fazer apelo ao governador Ronaldo Caiado para conseguir os dois votos de deputados federais do DEM a seu candidato na disputa à Mesa Diretora da Casa.

Sem sucesso, Maia perdeu mais do que a possível manifestação de José Mario Schreiner e Zacharias Calil, porque o próprio partido decidiu neste domingo manter a neutralidade na eleição disputada entre Baleia Rossi (MDB/SP), apoiado por Maia, e Arthur Lira (PP/AL), que trabalha com apoio e envolvimento direto do governo de Jair Bolsonaro.

A proximidade de Caiado com o Bolsonaro pesou mais nas articulações internas no partido e o governador, publicamente, não manifestou preferência na disputa. Nos bastidores, no entanto, trabalhou para conquistar votos para o governista Arthur Lira, como confirmou na última semana o deputado Glaustin da Fokus (PSC), em entrevista ao Sistema Sagres.

Até que na véspera da eleição, marcada para às 19h desta segunda-feira (01), o DEM decidiu ficar isento na disputa, em decisão que evidencia a perda de capital político de Maia. A decisão ocorreu por unanimidade em reunião realizada na última noite, na sede do partido, em Brasília (DF).

Foto: Ronaldo Caiado recebeu o amigo Rodrigo Maia no Palácio das Esmeraldas, em 2019. (Crédito: Divulgação)

Nomes

A proposta de ficar isento na disputa partiu do presidente do partido, ACM Neto (BA), e teve a anuência de nomes importantes na legenda, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o ex-governador de Pernambuco Mendonça Filho e o ex-senador José Agripino.

Para depois

Enquanto as definições para eleição de presidentes da Câmara e no Senado, deputados e senadores antecipam em conversas internas pautas que deverão ser prioridade em 2021. Além das reformas e ações de combate aos impactos da pandemia, já está forte o debate em relação a mudanças nas regras da eleições, principalmente o retorno das coligações proporcionais.

Saldo negativo

O enfraquecimento de médios e pequenos partidos observador na primeira eleição sem as coligações, nos municípios em 2020, assustou parlamentares, principalmente do Centrão. Avaliação é de que a nova regra pode aumentar as chances de muitos não conseguirem a reeleição em 2022.

Reforma

O governo estadual deve marcar para esta semana a posse de novo auxiliar de primeiro escalão. A troca no comando da Codego integra o processo gradativo de reforma realizada pelo governador Ronaldo Caiado. O ex-prefeito de Goianésia, Renato de Castro, aceitou o convite e substituirá Hugo Goldfeld, que assumiu o lugar do ex-prefeito de Santa Terezinha de Goiás, Marcos Cabral.

Mais lidas:

Leia também: