Após a ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira tomou como decisão inicial do seu mandato anular na noite desta segunda-feira (1º) a votação para os demais cargos da Mesa Diretora. Lira determinou a realização de uma nova eleição para a escolha de seus integrantes.

O parlamentar também cancelou a formação do bloco que apoiou seu principal adversário, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), formado formado por PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, SOLIDARIEDADE, PCdoB, CIDADANIA, PV e REDE.

Lira definiu que a escolha dos candidatos tem até as 11h desta terça-feira (2) para ser realizada e o registro das candidaturas deverá ser feito até às 13h. A eleição foi convocada para as 16h de terça-feira (02).

O novo presidente da Câmara alegou que o bloco de Baleia Rossi, seu principal adversário na disputa, foi formalizado após o prazo estipulado. Sendo assim, ele não deveria ser considerado.

A Mesa Diretora é composta pelo presidente e por mais dez cargos: dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro suplentes. A divisão das cadeiras é feita de forma proporcional entre os blocos.