Sagres em OFF
Rubens Salomão

Governo estadual não fecha “maioria confortável” para reinício dos trabalhos da Alego

Mesmo com a recondução do secretário de Governo, Ernesto Roller, e do líder da base, Bruno Peixoto (MDB), às funções de articulação política do governador Ronaldo Caiado (DEM), a base aliada na Assembleia Legislativa não retomará os trabalhos, na próxima semana, com maioria confortável.

O número buscado é de ao menos 26 dos 41 deputados, para margem mínima além do número necessário para a aprovação de Propostas de Emendas à Constituição Estadual (PEC), que é de 25. No entanto, governistas ouvidos pela Coluna apontam que, na prática, a base segue com 23 parlamentares considerados “fiéis”.

Ouça a coluna Sagres em Off:

Expectativa entre os deputados caiadistas é de que o número será suficiente, já que o ano de 2021 deverá exigir menos votações polêmicas, depois da aprovação, nos primeiros dois anos do mandato, de matérias como os requisitos para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e reformas da previdência e do estatuto dos servidores públicos.

Além disso, as emendas parlamentares, agora impositivas, dão mais independência aos parlamentares, o que dificulta a consolidação de base com até 31 deputados, como ocorria em governos anteriores.

Foto: Ernesto Roller quando transitava no plenário da Alego, em abril de 2019. (Crédito: Assessoria / Valdir Araújo)

Realidade

Ao menos em teoria, Roller e Peixoto retornam à articulação política do governo com mais poder e cacifados pelo Palácio das Esmeraldas. As circunstâncias e aproximação do ano eleitoral, no entanto, ainda não apresentam realidade diferente para a base governista, em comparação com 2020.

Avanço

O secretário de Governo participou ativamente das conversas que resultaram na retomada de maioria aliada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), depois de um ano com número menor de deputados. Agora, dos 11 membros, oito, são governistas.

Ao mercado!

A reunião de acionistas da Companhia Celg de Participações (CelgPar), controlada pelo governo estadual, aprovou a privatização da Celg Geração e Transmissão (Celg GT). A empresa é avaliada em R $1,5 bilhão. A venda se dará por meio de leilão especial na bolsa de valores (B3, antiga Bovespa), em São Paulo, o que deve ocorrer ainda no primeiro semestre.

Crescimento

O Democratas, partido do governador Ronaldo Caiado (DEM), efetivou a filiação de três prefeitos nesta quinta-feira (11). Foram eles: Fred Vidigal (PTB), de Rialma; Zé Antônio (PL), de Guarinos; e Carlinhos do Mangão (PL), de Novo Gama.

Comparação

O partido palaciano já tinha o maior número de gestores municipais no resultado das eleições de 2020, com a vitória de 62 filiados. Agora são 65 prefeitos democratas. O segundo maior partido é o PP (32), seguido por MDB (29) e PSDB (22).

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.