Três startups goianas foram selecionadas para participarem do programa IA², do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que possui abrangência nacional e apoia investimentos em projetos de desenvolvimento de soluções em inteligência artificial.

Uma das startups selecionadas é a Encaixe, criada pelo Iarly Coli. Em entrevista à Sagres TV, ele conta que a organização foi criada com o intuito de automatizar o agendamento de pacientes na área da Saúde.

“A Encaixe surgiu com o objetivo de automatizar o atendimento em centros clínicos e estabelecimentos de saúde, não só no balcão e na gestão da recepção, mas também na captação de novos pacientes e até na possibilidade de entrada do paciente de forma mais automática em seu desejo de agendamento ou qualquer outro tipo de cancelamento ou reagendamento”, esclarece.

Outra startup de Goiás selecionada é a Industrycare, que tem o propósito de popularizar a indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, uma expressão que engloba tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

“O nosso propósito é popularizar a indústria 4.0, a cognição industrial às grandes e médias indústrias e, posteriormente, podendo chegar às pequenas, desenvolvendo um modelo de negócio onde a gente aplica hardwares que possam coletar dados da indústria e dessa forma criar um bigdata industrial e através dele desenvolver inteligência artificial aplicada. Dessa maneira a gente consegue dar bastante resultado financeiro, eficiência às operações e fazer com que a indústria possa tomar decisões orientadas por dados”, afirma.

Confira a entrevista na íntegra a seguir