Para diminuir acidentes por conta dos frutos dos pés de jamelão, a prefeitura de Aparecida está substituindo as árvores nas principais avenidas do município. Em entrevista ao Sinal Aberto do almoço, o secretário de desenvolvimento urbano de Aparecida, Max Menezes, afirmou que desde 2019, a administração do município percebia a necessidade de retirar os jamelões de alguns pontos das cidades.
Ainda em 2019, algumas árvores foram trocadas por Ipês. Contudo, apenas em 2021 a equipe da Secretário de Desenvolvimento Urbano concluiu o projeto de retirada planejada dos jamelões das avenidas Delvaux Vieira Prudente, no Jardim Mont Serrat, e da Avenida das Mangueiras, na Vila Alzira.
Confira a entrevista na íntegra:
“Nós já tivemos vários acidentes durante o período que os frutos caem no chão, até mesmo com carros da prefeitura. Então, este ano nós resolvemos fazer a retirada planejada. Tínhamos alí um problema e retiramos quase duzentas árvores”, explicou.
Nesse sentido, a secretaria escolheu uma árvore típica do Cerrado para dar beleza às avenidas. “O que tínhamos eram espécies que estavam prejudicando e trocamos por árvores que vão deixar aquelas avenidas cada dia mais lindas”, destaca o secretário.
Atualmente a secretaria tem trabalhado na contabilização dos jamelões de Aparecida, porque, segundo Max Menezes, todas deverão ser substituídas por Ipês. Até o momento o município já fez a substituição de mais de duas mil árvores.
Paisagismo
Além de considerar os acidentes que os jamelões causam em Aparecida, o secretário de desenvolvimento urbano do município afirma que as trocas das árvores também fazem parte de um projeto de paisagismo da cidade.
Para isso, a equipe tem investido trabalhos na roçagem de lotes vagos, reforma de ginásios e na construção reforma de praças. “Neste momento nós temos mais de doze praças em construção e reforma”, revela.