Um ecossistema é um sistema dinâmico, no qual comunidades de plantas, animais, fungos e micro-organismos interagem constantemente umas com as outras por meio de relações tróficas e reprodutivas, além de interagir também com os fatores físicos do meio – água, luz, ar, minerais e nutrientes. O termo normalmente é utilizado na biologia.

Em Goiás, o Sebrae-GO será responsável por mapear pontos fortes e fracos, e fraquezas e oportunidades na atração ou fomento do chamado ecossistema de inovação de Goiás. A instituição venceu processo seletivo organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a partir de um projeto de cooperação técnica (Prodoc) com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). O tema está alinha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 09 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) da Agenda 2030 da ONU.

De acordo com o Prodoc, a consultoria do Sebrae Goiás deverá formular e implementar um planejamento estratégico por meio do mapeamento do ecossistema de inovação de Goiás, seus agentes, níveis de relacionamento, personas, dores, ganhos, jornadas e oportunidades. É o que explica analista da Unidade de Relacionamento do Sebrae Goiás, Athos Vinícius, em entrevista ao Sagres Em Tom Maior #317 desta segunda-feira (26). Confira a seguir na apresentação de Vinícius Tondolo

STM #318

Sagres Em Tom Maior #318 apresentou na última terça-feira (27) o sétimo episódio da série Caminhos da Sustentabilidade sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 (ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico) da Agenda 2030 da ONU. O tema se baseia na meta 8.7 deste ODS, que estabelece a tomada de medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas, e assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil até 2025, incluindo recrutamento e utilização de crianças-soldado, como explica o professor especialista em Economia, Luiz Carlos Ongaratto.

Tenha Voz

Ainda no Sagres Em Tom Maior #318 o quarto episódio da série ‘Tenha Voz’. O podcast está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 05 (ODS 05) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e tem o objetivo de sensibilizar, esclarecer e auxiliar no combate à violência de gênero.

Nesta edição, a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Gabriela Hamdan explica como funciona o chamado ciclo da violência contra a mulher. Confira a seguir

STM #320

No último domingo (25), em meio a protestos em várias cidades da Tunísia contra a crise econômica e sanitárias, o presidente tunisiano, Kais Said, anunciou em um discurso transmitido pela televisão a destituição do primeiro-ministro Hichem Mechichi. Além disso, Said determinou a suspensão por 30 dias das atividades do Parlamento e a concentração de praticamente todos os poderes do Estado nele próprio.

O que para a população nas ruas foi motivo de comemoração, a oposição denunciava um “golpe de Estado”. A Tunísia é considerada o Berço da Primavera Árabe, que iniciou em 2011 quando milhares de cidadãos derrubaram o ditador Zine el Abidine Ben Ali, tornando-se a única democracia do mundo árabe.

No Sagres Em Tom Maior #320 desta quinta-feira (29), o historiador e professor de Geopolítica Norberto Salomão, do podcast Sagres Internacional, analisa como as ações de Said, aliadas à pressão da população, podem revelar uma perda de esperança do país em relação à democracia conquistada há mais de uma década. Confira a seguir

STM #321

Simone Biles é a ginasta mais importante da atualidade. Ao todo, ela possui 22 medalhas nos Campeonatos Mundiais de Ginástica Artística desde 2013. São 16 de ouro, três de prata e outras três de bronze. Além disso, a americana fez história nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, subindo ao pódio cinco vezes com o ouro no individual geral, por equipes, no salto e na competição do solo, e o bronze na trave. Em todas as competições, ela é a atleta a ser batida.

Entretanto, em Tóquio, Biles surpreendeu a todos ao anunciar a sua retirada de todas as provas finais, acompanhando apenas as companheiras na torcida. A atleta desistiu da participação em Tóquio por conta da saúde mental e por se sentir pressionada em conseguir suprir as expectativas de todos. Em postagem na rede social, Simone Biles comentou: “Eu realmente sinto como se às vezes carregasse o peso do mundo sobre os meus ombros. Sim, eu ignoro e faço parecer que a pressão não me afeta, mas às vezes é difícil”.

A partir desse episódio, viu-se a necessidade de reavaliar o aspecto da pressão psicológica sofrida pelos atletas e como isso pode afetar a atuação nas competições, principalmente nas Olimpíadas, o maior evento esportivo do mundo. Portanto, o Sagres em Tom Maior de sexta-feira (30) convidou a psicóloga Karen Cristine para debater sobre o assunto. Assista a seguir

Psicologia Positiva

Em ano de pandemia, felicidade foi um tema bastante difundido entre quem buscava equilibrar a vida pessoal, neste momento de isolamento social. A busca pela felicidade estimulou não somente a população a adotar práticas de melhoria do bem-estar físico e mental, como as empresas a investir na saúde emocional de seus profissionais.

Para mergulhar nas novas descobertas da ciência da Psicologia Positiva e discutir como ela pode ser aplicada na rotina pessoal e empresarial, a mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia, Flora Victoria, trará à Expo Felicidade 2021 embasamento científico e diversas aplicações práticas, ao lado dos maiores especialistas nacionais e internacionais.

Um dos temas que serão discutidos no evento é o florescimento. Em entrevista à Sagres TV, Flora Victoria explica que florescer na vida é tão importante quanto a felicidade em si, algo que deve ser trabalhado desde cedo. Assista a seguir