O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ‘colocou mais gasolina’ no assunto ICMS x preços dos combustíveis. A apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada, o chefe do Executivo nacional disse que a cobrança do ICMS é “decidida entre amigos” e é este o imposto responsável pelas altas dos valores nas bombas.
“O problema é o ICMS. Eu vi dois governadores agora, né, dizendo que eu estou mentindo porque o ICMS é 32% e não mudou nada. Não mudou os 32%, mas a Constituição manda botar um valor fixo. Eu tenho um valor fixo para os impostos federais, não foram reajustados desde janeiro de 2019”, afirma. “Eles não querem perder receita, e a média de cálculo é um negócio feito ali entre amigos”, complementa.
Bolsonaro faz até imitação do governador @ronaldocaiado, mas prefere não citar nomes. O presidente voltou a acusar governadores pela alta da gasolina e diz que dois, inclusive um do Centro-Oeste, estão mentindo.
— Rubens Salomão🇧🇷 (@RubensSalomao) September 2, 2021
Vídeo do canal governista “Foco do Brasil”. pic.twitter.com/Nubo5LKE9P
Leia mais: Ronaldo Caiado convoca prefeitos para debater redução do ICMS sobre combustíveis
Leia mais: Estudo do TCM mostra impacto de redução de ICMS nos 246 municípios de Goiás
Leia mais: Vice-presidente da AGM afirma que redução do ICMS pode prejudicar cidades goianas
Em outro momento da conversa com apoiadores, Bolsonaro diz que governadores mentem ao dizer que não são responsáveis pelas altas nos preços dos combustíveis. Referindo-se a Ronaldo Caiado (DEM), mas sem citar nomes, o presidente diz que o democrata “fala grosso” e que aumentou o ICMS em plena pandemia de Covid-19.
“Tem dois governadores que estão mentindo, falando que eu estou mentindo. Eles é que estão mentindo. Um aqui do Centro-Oeste, fala grosso o cara, [diz que] está 32% o preço fixo [do ICMS], mas ele não fala que os 32% em cima do valor total na bomba, e tinha que ser em cima do preço da usina, da refinaria”, afirma. “Em plena pandemia ele aumentou o ICMS. Eu sei que prefeitos e governadores têm dificuldades com a arrecadação, eu sei disso. Tem passivos, dívidas, mas valor falar a verdade”, conclui.
A alíquota do ICMS em relação à gasolina em Goiás é a mesma desde janeiro de 2016, que é de 30%, e não 32% como afirmou Bolsonaro. O imposto foi um dos temas do podcast PodFalar #148, com Cileide Alves e Rubens Salomão, e também da coluna Sagres Em Off.
A reportagem do Sagres Online entrou em contato com o Governo de Goiás para obter um posicionamento a respeito das declarações de Bolsonaro, mas não recebeu retorno até esta publicação. O espaço segue aberto.













