Hoje não vou falar especificamente sobre futebol. Quero falar de economia mundial. Durante e logo apos a Segunda Guerra Mundial, os EUA detinham mais da metade da riqueza do mundo. O dólar passou efetivamente a ser a moeda das transações mundiais e isso para um país que sofreu uma grande depressão poucos anos antes quando a bolsa de valores de NY quebrou em 1929.
Os Estados Unidos passaram a ser país do consumo, da luxuria e se tornou de fato a grande potência mundial tanto na economia quanto no poderio militar e isso sem contar a influencia que passou a exercer nas artes e na cultura.
Foi um americano quem pisou primeiro na Lua. Foi esse país que passou a deter e desenvolver as grandes conquistas tecnológicas. Foi a primeiro e único país e explodir bomba atômica na cabeça de seres humanos em Hiroshima e Nagazaki, duas cidades japonesas na metade do século passado.
De uma arrogância e uma prepotência inigualáveis este país assim como grandes potências do passado como Babilônia, Medo-persia, Grécia e Roma, só pra citar algumas, os EUA pensavam que jamais seriam superados e acabaram se esquecendo de um Império que viveu num sistema medieval até bem pouco tempo, a China.
A China se preparou para a ser a grande potência de hoje com a Revolução Cultural liderada por um baixinho chamado Mao Tse Tung. Tinha um coração tão duro quanto sua inteligência. Alj ele fincou as colunas para tornar a China nessa locomotiva que leva o mundo pra onde ela quiser.
Com um poder de consumo incrível com mais de 1.3 bilhão de pessoas e, mais, com pessoas ávidas pelo trabalho e estudo, esse país asiático desmontou o parque industrial americano caríssimo, com uma produção de quaisquer produtos praticamente a um custo extremamente baixo e de alta competitividade, portanto.
Enquanto isso a economia americana foi se deteriorando e o dólar enfraquecendo e perdendo valor e a divida do país do Tio Sam hoje é de mais de 16 trilhões de dólares., algo inimaginável. O cidadão norte-americano com um pouquinho de discernimento sabe o que o futuro próximo guarda para ele o caos.
Antes para um brasileiro conseguir um visto pra visitar, antes ele precisava passar por um processo de humilhação. Hoje os americanos fazem questão de nos receber. Hoje, o governo americano tem um comportamento total de subserviência ao governo chinês. Porque sabe que a China pode
Para varrer o que resta da economia americana em cinco dias basta parar de exportar pra lá roupa, calçado, copo plástico, computador etc, já que quase tudo é produzido no Império do Meio. Portanto, estamos na iminência de vermos uma profunda transformação mundial nos próximos dez anos