O torcedor que foi embora antes do apito final do juiz perdeu a virada brasileira. O jogo estava caminhando para o empate, quando aos 47 minutos do segundo tempo o árbitro marcou um pênalti para a seleção canarinha. Neymar foi para a cobrança e deu a vitória ao Brasil, no confronto de ida do Superclássico das Américas, na noite desta quarta-feira (19), no estádio Serra Dourada.

No primeiro tempo, a Argentina abriu o placar com um gol de Martinez. Paulinho empatou de cabeça para o Brasil. E no final do jogo, ao apagar das luzes no estádio, Neymar executou uma cobrança perfeita de pênalti e garantiu a vitória.

Para quem esperava um grande jogo do trio ofensivo brasileiro com Lucas, Neymar e Luís Fabiano, acabou vendo uma retranca bem montada da Seleção Argentina. O Brasil teve muita dificuldade para construir as jogadas, durante o jogo, o técnico Mano Menezes foi vaiado pela torcida. Mas o gol no final fez o torcedor ir embora do Serra Dourada feliz com o time.

O duelo de volta do Superclássico das Américas será no próximo dia três de outubro, na cidade de Resistência, na Argentina. Nessa competição não há o critério de gols marcados fora de casa, ou seja, com apenas um empate o Brasil leva o titulo, e caso o Argentina vença por um gol de diferença, a disputa será nos pênaltis.

O JOGO

Logo na primeira jogada da partida, o meia Lucas fez bonita jogada pela ponta direita de ataque e animou a torcida.  Com 4 minutos o Brasil chegou pela primeira vez. Novamente Lucas fez boa jogada, tentou o passe para Neymar, mas a zaga cortou para lateral.

O Brasil não dava espaço para os Hermanos, o time marcava pressão e as melhores jogadas eram com o meio campista Lucas pela direita, sempre fechando pelo meio. O Brasil tentava chegar ao gol argentino, mas esbarrava na boa marcação da Seleção Argentina.

Em um contra ataque rápido, na primeira descida para o campo ofensivo, a Argentina abriu o placar aos 19 minutos de partida com Martinez, depois de boa jogada de Clemente Rodriguez pela esquerda. A resposta do Brasil veio logo em seguida, Lucas fez o cruzamento pela direita e Luís Fabiano chutou por cima do gol defendido por Ustari.

GOL BRASILEIRO

Aos 25 minutos da etapa inicial, o Brasil empatou o jogo com o volante Paulinho. Depois de uma cobrança de falta de Neymar pela ponta direita de ataque, o jogador do Corinthians abriu o placar para os brasileiros no confronto.

Depois do gol, o jogo ficou mais aberto, as duas equipes arriscavam jogadas ofensivas, a torcida vibrava com cada lance, com cada jogada.  Aos 37 minutos, o Brasil assustou com um chute de Luís Fabiano, que foi travado pelo zagueiro.

A Argentina chegou perto do gol em uma cobrança de falta, mas a zaga brasileira afastou o perigo. Os dois times desceram para o vestiário com a igualdade no placar, 1 a 1.

SEGUNDO TEMPO

Quem teve a primeira oportunidade na segunda etapa foi a seleção da Argentina. Logo aos 3 minutos, Max Rodriguez cobrou falta próxima a grande área, mas a bola ficou na barreira. A partir desse lance, só deu Brasil na partida, a seleção canarinha tentava pela direita com Lucas, na esquerda com Neymar e a chegada dos volantes Paulinho e Ralf.

Aos 10 minutos do segundo tempo, Lucas fez uma bonita jogada pela direita e arrancou um grito da torcida, e na sequencia da jogada o meia Jadson se atrapalhou com a bola na área e perdeu boa oportunidade. Logo depois, Lucas tentou o cruzamento e a bola sobrou na entrada da área para Jadson que bateu por cima do gol adversário.

A Argentina só se defendia na partida, dificilmente se arriscava a subir ao ataque. Mas em um contra ataque rápido, Clemente Rodriguez saiu na cara de Jefferson e o zagueiro Dedé conseguiu salvar. Aos 25 minutos o Brasil colocou a bola nas redes, novamente com Paulinho, mas não valeu porque o volante brasileiro estava em condição de impedimento.

Com 28 minutos, o atacante Barcos arriscou um chute de fora da área, mas a bola foi longe da meta do goleiro Jefferson. Aos 36 minutos, o atacante Neymar caiu na área e pediu pênalti, mas nada foi marcado pelo árbitro da partida. O Brasil tentou colocar pressão na Argentina no final de jogo. A partida virou ataque contra defesa, a bola só ficava no campo dos Hermanos.

ÚLTIMO MINUTO

Com a pressão, o Brasil conseguiu um pênalti os 47 minutos do segundo tempo. Neymar bateu com perfeição no ângulo esquerdo do goleiro e colocou e garantiu a vitória da Seleção Brasileira no grande clássico. De virada, o Brasil venceu a Argentina por 2 a 1.

FICHA TÉCNICA: BRASIL 2 X 1 ARGENTINA

Competição / Fase (Rodada): Superclássico das Américas (Jogo de ida)

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia

Horário: 22h00

Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)

Assistentes: Rodney Ubaldo Aquino e Carlos Santiago Caceres (Ambos do Paraguai)

Cartões amarelos:2º tempo – Neymar 42´ (Brasil)

Gols: 1º tempo – Paulinho 25’(Brasil); Martinez-19’(Argentina) 2ºtempo – Neymar 48´ (Brasil)

Renda: R$ 2.700,670,00 Público pagante: 34.537 Público presente: 37.871

BRASIL: Jefferson; Lucas Marques, Dedé, Réver e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Jádson (Thiago Neves); Lucas( Wellington Nem), Neymar e Luís Fabiano (Leandro Damião). Técnico: Mano Menezes

ARGENTINA: Ustari; Lopez (Vergini), Sebá Dominguez, Dasábato; Peruzzi, Braña, Maxi Rodríguez, Guiñazu e Clemente Rodriguez; Martinez e Barcos (Funes Mori). Técnico: Alejandro Sabella