A Rádio 730 recebeu em seus estúdios nesta quinta-feira (27) representantes da Escolinha Tênis do Futuro. O projeto existe desde outubro de 2007 e começou oferecendo aula de tênis para crianças cadeirantes, de uma maneira, no princípio, precária, com muitas dificuldades. Não tinha local, material, uniforme e nem capacitação técnica.
Mas, em cinco anos, o projeto apresentou um crescimento incrível. A ideia surgiu de algumas pessoas, como o cadeirante e ex-atleta Paulinho, que participou de Paralimpíada, e, inclusive é medalhista. Outro importante idealizador foi Augusto Fernandes, que hoje está no Rio de Janeiro cuidando da parte das obras do Comitê Olímpico Internacional (COI) para 2016.
As aulas começaram no clube de engenharias. Nesse tempo, o projeto foi mantido por colaboradores, mas com muita dificuldade. Todo ano é feita uma festa em que o recurso ajuda a financiar esse projeto, mas ainda é muito pouco.
Conquistas
O projeto obteve conquistas nesses anos, como por exemplo, o aumento do número de modalidades esportivas, que hoje contém tênis de campo e mesa, natação e basquete. Antes, eram apenas cadeirantes e hoje o projeto conta com portadores de necessidades especiais de todos os níveis.
Nos dois últimos anos, nas Paralimpíadas escolares realizada em São Paulo, no masculino e feminino, até 16 anos, os atletas conseguiram a medalha de ouro. A única entidade defensora da pessoa com Síndrome de Down, existe há 19 anos e apoia esse processo há sete meses.
A ajuda para esse tipo de projeto é muito bem vinda. Na próxima quarta feira (3) será realizado o jantar beneficente no Clube de Engenharia, às 20h. Vão ser discutidos alguns assuntos como, por exemplo, a execução do projeto e onde ele se encontra hoje. Quem quiser comprar um ingresso, ou saber mais informações, é só entrar em contato no telefone 3281-7040.