Desde 2006, quando naquele ano o atual campeão Brasil (2002) se classificou às oitavas de final da Copa do Mundo, que a seleção vencedora da última edição não passava da fase de grupos. Neste sábado (26), a França quebrou essa ‘maldição’ ao vencer a Dinamarca por 2 a 1 e garantir a classificação com uma rodada de antecipação.
Leia também: Mbappé brilha, França bate Dinamarca e é 1ª classificada para as oitavas
Para isso, não foi fácil. A França teve que superar um adversário que recentemente tem sido uma pedra no sapato dos franceses, a Dinamarca. Mbappé abriu o placar, mas viu os dinamarqueses empatarem com o zagueiro Andreas Christensen sete minutos depois.
O jogo parecia que terminaria empatado, com mais um tropeço da França contra a Dinamarca, e a confirmação da classificação deixada para a última rodada, mas Mbappé fez o segundo dele e dos franceses no jogo para espantar a ‘maldição’ e derrotar os escandinavos.
Maldição do atual campeão
O Brasil era a última equipe que tinha conseguido se classificar em uma Copa do Mundo sendo o atual campeão. Depois de faturar o penta em 2002, a seleção brasileira passou fácil para as oitavas no mundial seguinte, em 2006 na Alemanha, vencendo Croácia, Austrália e Japão. Mas, nesta copa, a Itália levou o tetra ao vencer a França na final.
Quatro anos depois, em 2010 na África do Sul, a Azurra era a atual campeã e ali começou a ‘maldição’. Presente no Grupo F daquela Copa do Mundo, a Itália caiu na primeira fase ao empatar com Paraguai e Nova Zelândia, ambos por 1 a 1, e perder para a Eslováquia por 3 a 2. Na decisão, a Espanha bateu a Holanda e levantou o primeiro título de copa.
Em 2014, a Fúria defendia o posto de atual campeã. Advinha? A seleção espanhola foi goleada pelos holandeses por 5 a 1, perderam para o Chile por 2 a 0, e até venceram a Austrália por 3 a 0, mas não evitaram a eliminação na primeira fase. A Alemanha, depois de aplicar o famoso 7 a 1 no Brasil na semifinal, derrotou a Argentina na decisão e faturou o tetra.
Na Copa do Mundo na Rússia, em 2018, os alemães mantiveram a escrita ao cair ainda na fase de grupos, na chave F. A Alemanha perdeu para o México por 1 a 0, venceu a Suécia por 2 a 1, mas voltou a ser derrotada na última rodada, desta vez para a Coreia do Sul, 2 a 0, e se despediu do Mundial. A França, ao bater a Croácia, foi campeã desse ano.
Agora, a seleção francesa espanta a maldição do atual campeão em 2022. Com seis pontos em dois jogos, ao vencer a Austrália por 4 a 1 e a Dinamarca por 2 a 1, a França não pode mais deixar a faixa de classificação e coloca um fim na escrita.