A Agência Goiana de Regulamentação (AGR) deve licitar, ainda neste ano, novas concessões do transporte intermunicipal de passageiros. O atual sistema é bem antigo e precisa de reestruturação. Para a realização da nova licitação foi feito uma pesquisa junto às empresas e também a população.

O edital está em fase de conclusão para ser publicado, após ajustes em sua redação. O presidente da AGR, Humberto Tannús, acredita que nunca se realizou licitações para o sistema de transporte intermunicipal em Goiás e que 33 empresas vêm explorando os serviços há mais de 40 anos, algumas sem concessão e sem atualizações. “Na verdade acho que nunca teve (licitação), as empresas que estão no mercado exploram este serviço há 40 anos ou mais,” diz.

De acordo com Tannús, após o edital, qualquer empresa pode participar do processo licitatório, independente do tamanho.

Depois de todo o procedimento de estudo e transição, as empresas terão que apresentar o plano de trabalho. Com isso, o presidente da AGR acredita que terminada a licitação, no máximo em seis meses o sistema novo de transporte intermunicipal estará funcionando.