Sagres em OFF
Rubens Salomão

Cármen Lúcia assume TSE com meta de combater a desinformação nas eleições

A nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou em seu discurso de posse nesta segunda-feira (03) que a “mentira espalhada pelo poderoso ecossistema das plataformas”. Com a meta de combater a desinformação,ela caracterizou os sistemas digitais como um “desaforo tirânico contra a integridade da democracia”. A presidente do TSE abordou as eleições municipais deste ano e fez críticas à propagação de informações falsas, principalmente nas redes sociais.

“A mentira é um insulto à dignidade do ser humano, um obstáculo para o exercício pleno das liberdades. Um dos desafios contemporâneos, e que ocupa parte da ação da Justiça Eleitoral para que não prospere a mentira espalhada pelo poderoso ecossistema digital das plataformas. É um desaforo tirânico contra a integridade das democracias”, afirmou.

Segundo a nova presidente do TSE, a mentira das plataformas é um instrumento de “covardes e egoístas” e reafirmou as medidas já elaboradas pela Corte para combater a desinformação. “O que não se pode é aceitar o uso, o mau uso, o abuso das máquinas falseadoras que nos tornam cativos do medo com suas mensagens falsas, porque se não rompermos o cativeiro digital, chegará o dia em que as próprias mentiras nos matarão”, declarou.

combater a desinformação cármen lúcia assume tse
Foto: Cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia como presidente do TSE. (Crédito: Luiz Roberto/Secom/TSE)

Combater a desinformação

Depois de elogiar seu antecessor, Moraes, pela conduta ao longo da última eleição, a ministra reiterou seu compromisso com o pleito deste ano. “Eleições com tranquilidade, segurança e integridade ocorrerão neste ano como em anos passados. A mentira continuará a ser duramente combatida. O ilícito será investigado e, se provado, será punido na forma da legislação regente. O medo não tem assento em alguma casa de Justiça”, disse.

Elogios

Cármen Lúcia substitui o ministro Alexandre de Moraes na presidência da Corte Eleitoral. Na solenidade, o agora ex-presidente do TSE também discursou e teceu elogios à sucessora. “Magistrada exemplar que honra o Poder Judiciário”, afirmou. Moraes também reformou a necessidade de continuar o trabalho para combater a desinformação.

Representatividade

Moraes também voltou a citar a importância da ministra para a participação das mulheres da política e na luta contra a fraude à cota de gênero e disse que a ministra garantirá eleições “livres, seguras e transparentes” em 2024. Em 2012, Cármen Lúcia foi a primeira mulher a assumir a presidência do TSE.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.