O começo de agosto será marcado por calor extremo em diversas regiões do Brasil, segundo a MetSul Meteorologia. As previsões indicam temperaturas elevadas em várias áreas do país. No Centro-Oeste, as temperaturas podem atingir picos de 40°C.

Cidades como Cuiabá e Corumbá, em Mato Grosso, podem enfrentar dias seguidos com máximas próximas ou acima dessa marca. Na capital, os termômetros podem registrar até 41°C em alguns dias.

No Sul, o calor extremo também faz as máximas subirem, ultrapassando os 30°C. No Rio Grande do Sul, a elevação das temperaturas começará já nesta quinta-feira (1°), com tardes extremamente quentes, especialmente no Oeste do estado.

Meteorologistas alertam que a região amazônica poderá registrar temperaturas acima de 35°C em muitos municípios, intensificando o risco de queimadas. Em São Paulo, os primeiros dias do mês serão mais quentes nas regiões Oeste e Norte do estado, com máximas variando entre 31°C e 34°C. No Rio de Janeiro, a temperatura também deve subir, com a primeira semana podendo registrar valores próximos ou acima dos 35°C.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 15 – Vida Terrestre

Leia também: