Sagres em OFF
Rubens Salomão

‘Que o respeito vire rotina’, defende mensagem de primeira mulher a presidir Superior Tribunal Militar

A próxima presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, divulgou mensagem neste sábado (8), Dia Internacional da Mulher, em que lembrou a luta pelos direitos e enfatizou a necessidade do respeito às mulheres em uma sociedade ainda patriarcal. “Eu desejo que o respeito vire rotina, não apenas no dia 8, e que a alteridade e a inclusão do feminino, previstas na Constituição e nas leis, modifique a sociedade brasileira ainda tão patriarcal”, afirmou Maria Elizabeth.

Na mensagem, Elizabeth também ressaltou a importância das mulheres na sociedade. “O mês de março é marcado para lembrar que as mulheres exercem papel essencial na sociedade, que temos mães e irmãs, companheiras, professoras, colegas de trabalho e amigas, mas para nós mulheres é um mês para lembrarmos de nossas lutas por direitos, respeito e dignidade.”

Elizabeth toma posse no próximo dia 12 de março. Ainda no sábado (08), o presidente Lula indicou Verônica Abdalla Sterman para exercer o cargo de ministra do Superior Tribunal Militar. Ela será a segunda mulher a ocupar um cargo de ministra no STM. A indicação foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”. A indicada do presidente da República precisa ser sabatinada e ter o nome aprovado pelo Senado Federal para assumir cargo no tribunal superior que julga crimes militares.

SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR MARIA ELIZABETH ROCHA
Foto: Primeira mulher a presidir o Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha. (Crédito: STM/Divulgação)

Superior Tribunal Militar

No STM, se aprovada pelos senadores, Verônica Sterman vai ocupar vaga destinada à advocacia, decorrente da aposentadoria do ministro José Coêlho Ferreira, a partir de 10 de abril de 2025.

Contexto

A indicação de Verônica Sterman ocorre no Dia Internacional das Mulheres, no contexto de cobrança sobre Lula. O presidente tem cobranças por mais mulheres em postos importantes do funcionalismo público. Para o Supremo Tribunal Federal, Lula nomeou Cristiano Zanin para a vaga de Ricardo Lewandowski e Flávio Dino à cadeira deixada por Rosa Weber. O presidente tem utilizado vagas em tribunais e outras cortes superiores para amenizar as críticas. Lula nomeou Vera Lúcia Santana Araújo e Edilene Lobo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para o Superior Tribunal de Justiça, o presidente escolheu Daniela Teixeira.

Leia mais da Sagres Em OFF

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 05 – Igualdade de Gênero; ODS 10 –Reducação das Desigualdades; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.