Na semana de ação do Olympism365 em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, os colaboradores da Demà Aprendiz, tecnologia social da Renapsi,  promoveram a entrega de materiais esportivos para quatro projetos de inclusão que trabalham com a cultura e o esporte como pilares da transformação social na Grande BH.

Entre os projetos contemplados pela parceria está a Associação Formando Cidadãos de Esporte e Cultura (AFCEC), que promove iniciação esportiva através do basquete e busca contribuir com o desenvolvimento integral de jovens em diversos pontos da capital e região metropolitana. Ramon Aguiar, que é presidente da Associação Formando Cidadãos de Esporte e Cultura, destacou a importância de receber as doações dos materiais esportivos.

Ramon Aguiar é presidente da Associação Formando Cidadãos de Esporte e Cultura (Foto: Charlie Pereira)

“A melhor coisa do espírito olímpico é o trabalho em equipe. Se a gente não souber trabalhar em equipe, a gente não chega a lugar nenhum, e isso a gente tem que levar pra vida. Momentos como esse em que recebemos um equipamento novo, pensado nas necessidades do projeto, e que são destinados a essas crianças, nos inspiram a seguir e motivam também os meninos a se conectarem cada vez mais com o esporte e permanecerem com a gente”, explica Ramon Dias, durante a visita ao projeto na Escola Municipal Vila Fazendinha, no Aglomerado da Serra.

A associação tem como lema a contribuição para a formação de cidadãos de bem. O projeto é um espaço de transformação de vidas por meio da cultura e do basquete para meninos e meninas. Com a prática esportiva, as crianças e jovens ganham cada um valores que agregam ao crescimento pessoal. O presidente destaca ainda esperar que novos parceiros abracem o projeto para melhorar a estrutura das escolas das crianças.

Nessa missão de transformar a realidade desses jovens e crianças que vivem no bairro Aglomerado da Serra, uma comunidade com situação vulnerável em Belo Horizonte, Ramon e os demais membros do projeto se comprometem com a promoção de um ambiente seguro e saudável voltado para aulas de basquete, palestras e formações continuadas, além de festivais e eventos culturais.

 Participação da sociedade

Todas as atividades contribuem com o desenvolvimento pessoal dos atendidos no projeto, desde o desenvolvimento de habilidades físicas e valores como o trabalho de equipe e a disciplina à promoção da interação comunitária com foco na educação e na preparação dos jovens para o futuro.  

O projeto de basquete trabalha ainda a sustentabilidade, alinhando suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, porque impulsiona a nutrição adequada e o apoio educacional, incentiva e dá suporte para que os jovens permaneçam na escola reduzindo a evasão escolar e melhora a qualidade de vida com atividades que geram bem-estar físico e emocional. 

Além de Aglomerado da Serra, a associação expandiu sua presença para outras cidades, como Itaúna, Mariana e Araçuaí. Mas para realizar essa transformação na vida das crianças e jovens de todas elas, a Associação Formando Cidadãos de Esporte e Cultura busca parceiros que também acreditam no esporte e na cultura como canais de mudança social. 

Colaboradores da Demà Aprendiz entregam materiais esportivos para projetos sociais (Foto: Charlie Pereira)

Apoio para o projeto

O projeto busca patrocinadores diretos ou por leis de incentivo ao esporte. Mas também realiza quatro eventos anuais para arrecadar recursos. O próximo evento será realizado no sábado (12), a partir das 9h e tem como temática a Páscoa.

A Escola Vila Fazendinha, em Belo Horizonte, será um espaço de brincadeiras, basquete, alegrias e chocolate para as crianças. Para realizar o evento, a associação pede uma contribuição a partir de R$15,00 e recebe ajuda de pessoas interessadas no projeto pelo pix: 43.677.372/0001-60.

Essa é uma das formas da AFCEC que vive de doações “sobreviver anualmente”, disse Ramon. “Assim a gente consegue uma boa arrecadação e sobrevive mais 3 meses”, disse ao ressaltar a importância das doações. 

Parcerias para fortalecimento dos projetos 

Minas Quad Rugby é um time de rugby em cadeira de rodas (Foto: Izabela Martins)
Minas Quad Rugby é um time de rugby em cadeira de rodas (Foto: Izabela Martins)

Além do projeto da AFCEC, os materiais esportivos foram entregues para o Núcleo de Fomento ao Paradesporto da AMParadesporto, uma instituição que desenvolve o esporte para pessoas com deficiência e, portanto, promove a prática esportiva de forma acessível ao mesmo tempo em que pensa no ser humano para além das quadras, trabalhando o esporte como uma ferramenta de aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Também foram contemplados o Projeto Social Futebol é Vida, que atende meninas entre nove e dezoito anos em times de futebol feminino desde 2009, e o Minas Quad Rugby, que é um time de rugby em cadeira de rodas, e que é o maior vencedor do Rugby em Cadeira de Rodas do Brasil.  

Todos os projetos receberam materiais esportivos de acordo com a prática desenvolvida, entre eles bolas de futsal, vôlei, futebol e basquete e materiais diversos como bombas, apitos e cronômetros; além de materiais para treinos funcionais, como cones e pratinhos. No caso do rugby de cadeira de rodas, foram destinados ainda ventiladores de chão, que irão apoiar os atletas que têm dificuldades em regular a temperatura corporal, devido à tetraplegia.

O Circuito Olympism365 em Belo Horizonte foi encerrado nesta sexta, 11, com a palestra do atleta Gabrielzinho, multicampeão paralímpico da natação. 

Projeto Social Futebol é Vida tem times de futebol feminino (Foto: Izabela Martins)

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.

Leia mais: