Sagres em OFF
Rubens Salomão

Política nacional de combate à violência contra mulheres do campo avança no Congresso Nacional

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 4695/2024, que institui uma política nacional de enfrentamento à violência contra a mulher em áreas rurais. De autoria do deputado Fausto Pinato (PP-SP), a proposta recebeu parecer favorável da relatora, deputada Marussa Boldrin (MDB-GO).

Segundo a relatora, o texto oferece respostas concretas à violência vivida por mulheres no campo, onde a distância dos centros urbanos e a escassez de serviços essenciais, como saúde e proteção social, ampliam a vulnerabilidade das vítimas. “Essas adversidades, profundamente ligadas à opressão de gênero, contribuem para perpetuar o silenciamento dessas mulheres, dificultando sua luta por direitos e segurança”, afirmou Marussa.

A parlamentar destacou ainda que a proposta está em sintonia com os compromissos pela igualdade de gênero, beneficiando não só as mulheres, mas o desenvolvimento das comunidades rurais. A política nacional deverá ser adotada por estados e municípios e prevê uma série de ações integradas.

política nacional marussa boldrin
Foto: Relatora, deputada Marussa Boldrin (MDB-GO) apresentou parecer favorável à política nacional. (Crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Política nacional

Entre as ações, estão campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres e o fortalecimento de redes locais de apoio, com envolvimento de líderes comunitários, professores e profissionais de saúde. Há ainda ações de capacitação para promover a autonomia econômica feminina e a expansão do acesso aos serviços de saúde e apoio psicológico.

Qualificação

A política nacional prevê formação específica para agentes de segurança pública e operadores da Justiça. Além da criação de clínicas jurídicas móveis e canais de orientação gratuita para obtenção de medidas protetivas.

Atualização

As medidas também incluem o desenvolvimento de aplicativos com informações para mulheres em situação de risco e a promoção de emprego e renda no meio rural. Outra ação prevista é o monitoramento constante das ações implementadas e a coordenação intersetorial com programas públicos já existentes.

Tramitação

O projeto segue em caráter conclusivo e ainda será apreciado por outras três comissões da Câmara: Defesa dos Direitos da Mulher; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovado nesses colegiados, seguirá para votação no Senado antes de ser sancionado.

Leia mais da Sagres Em OFF

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 05 – Igualdade de Gênero e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.