Prefeitos e representantes dos 246 municípios goianos participam hoje, em Pirenópolis, do evento “Diálogo Municipalista – Caminhos para enfrentar a crise”, realizado pela Confederação Nacional dos Municípios e a Federação Goiana dos Municípios (FGM). O objetivo é apresentar aos gestores a pauta política e as alternativas para o enfretamento da crise financeira por que passam as administrações das cidades.
Os diálogos são realizados em todo o País e terão conclusão na Marcha à Brasília, que deverá ser realizada em maio de 2015. Divino Alexandre é o presidente da Federação Goiana dos Municípios e explica os principais temas a serem debatidos. “Nós vamos discutir a crise nos municípios goianos e de todo o País. Vamos buscar um consenso para o pacto federativo em 2015”, revela.
De acordo com ele, os munícipios brasileiro assumiram atribuições que não tem condições financeiras para atender à comunidade.
Muitos prefeitos em Goiás acreditam que mudanças em 2015 poderiam facilitar os dois últimos anos de mandato e possibilitar fechamento regular de contas. O presidente da FGM, Divino Alexandre, diz que as pautas serão levadas ao Governo Federal na Marcha à Brasília, que é realizada todos os anos.
Entre as conquistas dos municípios brasileiros dos últimos anos, Divino aponta o aumento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 22,5% para 24,5%, o baixo reajuste no piso salarial dos professores e o pagamento dos agentes de Saúde por parte do governo federal.
O “Diálogo Municipalista – Caminhos para enfrentar a crise”, é realizado durante toda esta segunda-feira, em Pirenópolis, com prefeitos de todo o estado de Goiás.