Apesar da existência da lei de acesso à informação, a Prefeitura de Goiânia ainda não assimilou a máxima de que a transparência passou a ser regra e o sigilo, a exceção. Principalmente quando o assunto orbita na falta de divulgação de viagens pagas com verbas públicas feitas pelo prefeito Paulo Garcia e seus auxiliares, que geralmente o acompanham na missão.

O prefeito, mesmo com dificuldade, conseguiu autorização da Câmara de Goiânia para se ausentar do Executivo entre os dias 20 e 28 deste mês para participar de um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos. Paulo Garcia foi orador da palestra “Soluções de Demanda: Ideias para melhorar a qualidade de vida”, no último dia 21.

A reportagem da Rádio 730 tentou saber dos detalhes das despesas da viagem. Quem bancou os custos dela? A Prefeitura de Goiânia ou a instituição que fez o convite? Qual o valor das diárias? Paulo levou secretário para acompanhá-lo? Qual a necessidade de levar acompanhantes? Qual o roteiro que ele fez durante a viagem?

Por uma semana a reportagem tentou encontrar respostas para essas dúvidas, no entanto, a única informação encontrada sobre a viagem oficial está no Diário Oficial do dia 20 de novembro. Para se ausentar da prefeitura, Paulo recebeu diária no valor de R$ 2.793,96 pelo período de 19 a 22 de novembro.

Confira matéria completa e outras reportagens no jornal A Rede deste final de semana.