A senadora Lúcia Vânia (PSB), o governador Marconi Perillo e o vice, Zé Eliton (PSDB), se encontraram no final da tarde desta quinta-feira no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Acertaram os pontos? Quer dizer: ela fica na base governista, fechada com a reeleição de Eliton? Quase.

“A conversa avançou bem”, disse ela ao blog. “Foi uma conversa franca sem esta coisa miúda de cargos. Pude me colocar no lugar de uma companheira que ajudou a construir várias das conquistas do Estado.”

Lúcia Vânia tem indicado preferência em seguir na aliança que vem sendo vitoriosa desde 1998. Porém não descarta a possibilidade de buscar espaço na oposição.

Ronaldo Caiado (DEM) e Daniel Vilela (MDB) vivem acenando para ela, com garantia de vaga para candidatura à reeleição.

O encontro desta quinta entre ela e os tucanos faz parte de uma tentativa de apaziguamento de ânimos, azedados por motivos variados, como a falta de garantia de uma vaga para ela na chapa majoritária, ao lado de Eliton.

Outros aliados (PTB, PR, PSD, PP) querem o mesmo. Daí o impasse.

Há também desacerto na participação de aliados seus no governo. Foi oferecida a ela, por exemplo, a indicação do titular de uma secretaria (Cidadania), mas as condições não fora aceitas. Para concordar, ela quer autonomia total.

Peso maior tem, no entanto, o respeito do governador e do vice à sua história como aliada e como senadora representando Goiás em Brasília.

Daí o “me colocar no lugar de companheira” que ajudou nas conquistas muitas vezes capitalizadas apenas pelo governo estadual. Traduzindo: ser reconhecida como protagonista, e não coadjuvante do chamado ‘tempo novo’.

“Para a minha trajetória, este reconhecimento é muito importante, e só isto me anima enfrentar uma nova disputa”, observa.

Para governistas próximos de Marconi e Eliton, a presença dela na chapa em outubro é estratégica: como o vice não tem experiência nas urnas, ela e Marconi compensariam isso com popularidade e traquejo de sobra nos palanques e nas ruas.

Antes do encontro com Marconi e Eliton, Lúcia Vânia esteve em evento da Faeg. Lá, encontrou-se com Ronaldo Caiado. (Leia mais: Lúcia Vânia e Ronaldo Caiado rindo à toa.)

Do encontro, saiu uma foto com os dois bastante sorridentes. Dias atrás, outra foto dos dois juntos no Senado, fez subir o tom das conversas entre ela e os tucanos.

O que estava caminhando – a paz e o amor em nome da aliança em outubro -, de repente parou.

Hoje, nem a foto com sorrisos largos no início da tarde atrapalhou o diálogo amistoso do fim do dia, que foi selado igualmente com uma foto.

Nela, Lúcia, Marconi e Eliton estão lá, com cara de bons companheiros.