OPINIÃO JOSÉ CARLOS LOPES

As receitas provenientes das cotas de TV e de patrocinadores são as principais fontes de arrecadação da maioria dos clubes brasileiros. A terceira é a transferência de jogadores.

Todo clube bem sucedido equilibra suas finanças com a venda de atletas.

Na negociação de jogadores da base, nos últimos 10 anos, o campeão é o Santos, de acordo com dados do site Transfermakt.

Com a venda de 15 jogadores da base o Peixe faturou, neste período, 223 milhões de euros. As transações mais caras foram as de Neymar (88 milhões de euros); Rodrigo (45 milhões de euros) e Gabigol (29,5 milhões de euros).


Depois do Santos, o Flamengo com 142 milhões de euros e o São Paulo com 121 milhões de euros foram as equipes que mais faturaram com as transferências de atletas da base.

Está provado que vale a pena investir na base.

A escola de negociação do Atlético-GO:

Do outro lado do mapa também tem uma mina de ouro. Muitos clubes faturam alto com a negociação de jogadores rodados que são recuperados e valorizados em suas agremiações.

O Atlético Goianiense tem uma escola própria de negociação de jogadores. A transferência de atletas que chegaram com um custo zero ou mesmo mediante a um pequeno investimento rendeu milhões de reais ao clube.

De acordo com o presidente Adson Batista, com as transferências de Gil, Marcão, Fábio Lima, Everaldo, Jorginho, Júnior Brandão, Pereira, Renato Kayzer, Edson e Wellington Rato, o Dragão arrecadou cerca de 40 milhões de reais. Só com as transferências de Fábio Lima e Everaldo, o Atlético ganhou 18 milhões de reais.

A equipe rubro-negra também faturou um bom dinheiro com a negociação de Luiz Fernando, revelado na base do clube.

Com o dinheiro arrecadado nestas negociações foi possível construir o estádio Antônio Accioly, o CT do Dragão, pagar dívidas fiscais, montar times competitivos, etc.

Negociações de Everaldo e Jr Brandão foram essenciais para reinauguração do Antônio Accioly (Foto: Heber Gomes/ACG)

Qual é o jeito certo de fazer, investir na base ou apostar em jogadores ‘prontos’ para futuras negociações?

Pelos dois caminhos se vai longe. Os números alcançados pelo Santos mostram que investir na base dá resultado. A escola do Dragão também dá resultados consistentes.

O certo é que o Atlético-GO, 19° colocado no ranking da CBF, vem dando aula para muitos times grandes dentro e fora de campo.

Avante, Dragão!