António Guterres falou a jornalistas, em Tóquio, durante uma entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe (Foto: ONU/Dan Powell)

As Nações Unidas priorizam um planeta sem armas nucleares. A declaração foi dada pelo secretário-geral, António Guterres, nesta quarta-feira durante visita oficial ao Japão.

O chefe da ONU falou a jornalistas, em Tóquio, durante uma entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Multilateralismo

Guterres afirmou que a não-proliferação nuclear é um tema que não deve ser questionado, e lembrou que o desarmamento salva toda a humanidade.

Ele também agradeceu ao Japão pela cooperação com a ONU e por ser um pilar fundamental do multilateralismo. Guterres expressou ainda sua solidariedade às vítimas de duas bombas atômicas usadas em ataques ao Japão em 1945. A primeira em 6 de agosto contra a cidade de Hiroshima, e a segunda em 9 de agosto contra Nagasaki.

António Guterres prestou tributo aos sobreviventes afirmando que a voz deles é fundamental para a mensagem de paz. E reiterou que as Nações Unidas abraçam o lema de “nunca mais Nagasaki, nunca mais Hiroshima, não é necessário mais hibakusha”, como são chamados, em japonês, os sobreviventes da bomba atômica.

Cacos de vidro e sangue

Há dois anos, a ONU News conversou com um sobrevivente do ataque em Nagasaki, Yasuaki Yamashita.

Ele contou que após a explosão, levantou e viu que a janela, as portas e o telhado da casa haviam desaparecido. A irmã dele disse que tinha um líquido oleoso escorrendo pela cabeça dela, mas que eles não podiam ver nada porque o abrigo estava totalmente escuro. Quando a mãe dele conseguiu sair com os filhos do local, percebeu que as crianças estavam cobertas em cacos de vidro, e a mãe tirou um por um e limpou o sangue do corpo dele e da irmã.

Coreia do Norte 

Guterres disse apoiar também as negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte com o fim de se obter uma desnuclearização irreversível e verificável para que a nação asiática possa se tornar um membro normal da comunidade internacional naquela região.

Ao citar sua Agenda para o Desarmamento, o chefe da ONU lembrou que as armas convencionais têm um efeito arrasados sobre populações civis de centros urbanos.

Na quinta-feira, António Guterres visita a cidade de Nagasaki para as cerimônias que marcam os 73 anos do ataque com a bomba atômica. Ele disse que a visita também o emociona, pessoalmente, por ter sido o local, onde portugueses estiveram no século 16, pela primeira vez.

Ele terminou agradecendo ao Japão pela liderança no tema do desarmamento e também na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, SDGs, incluindo o combate à mudança climática e a promoção dos direitos humanos.