Em entrevista à Sagres, nesta segunda-feira (30), o engenheiro de trânsito Benjamim Jorge afirmou que a construção de viadutos ajudam a melhorar o trânsito de Goiânia, mas ressaltou que essa ação funciona a curto prazo, pois o local tende a ter aumento de tráfego com o tempo. “Não é uma solução definitiva, a solução para melhorar o fluxo de veículos na cidade não é a construção de viadutos e mais viadutos. O que se deve fazer é priorizar o transporte coletivo”, declarou.

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Segundo o especialista, em cidades com mais de 1 milhão de habitantes, a implantação de um metrô deve ser pensada para que as pessoas diminuam o uso do transporte particular. “O transporte não deve priorizar o automóvel e sim a circulação das pessoas. Goiânia precisa de mais ciclovias, ciclorrotas, ciclofaixas, incentivar o uso de outro modais do transporte como a bicicleta”, explicou o engenheiro.

Agora, para priorizar o transporte coletivo, “no caso do convencional por ônibus”, Benjamin projetou a criação de corredores exclusivos e não preferenciais. “Se nós tivermos corredores exclusivos, os ônibus poderão trafegar numa velocidade melhor, de 20 a 25 km/h, mais recomendável em termos de cidade. Então essa é a direção”, disse

O engenheiro reforçou que Goiânia precisa de um planejamento a longo prazo. “É preciso ter um plano, não para a situação atual, mas para 5, 10 e 20 anos, envolvendo uma área, não somente da cidade em Goiânia, mas para a Região Metropolitana. É necessário um planejamento bem feito para atender a necessidade de ir e vir”, finalizou.

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