Enquanto as outras grandes ligas do futebol europeu se preparam para retomarem seus campeonatos, paralisados por três meses devido a pandemia do coronavírus, a Alemanha já se encaminha para o final da Bundesliga, a primeira divisão do Campeonato Alemão. Depois da 30ª rodada, disputada no último final de semana, restam apenas mais quatro jogos para cada time.

A taça entregue ao campeão alemão, diferente de outros países, não tem o formato tradicional de um troféu. Na verdade, é como um prato ou, como chamam, salva de prata. Um prato de 11 quilos que, nos últimos sete anos, tem sido servido apenas ao Bayern de Munique. O clube da Baviera, que já detém os recordes de maior campeão nacional e internacional na Alemanha, caminha a passos largos para consolidar sua hegemonia.

Faltando apenas quatro rodadas para o final da Bundesliga, o Bayern lidera com sete pontos de vantagem. Quando receberem a salva de prata nas próximas semanas, os bávaros conquistarão seu 30º título alemão com um inédito octacampeonato – o atual heptacampeonato já é um recorde, inclusive. Desde 2012-13, só o Bayern ganhou o Campeonato Alemão.

Na atual temporada, a equipe de Munique busca ainda quebrar outra marca: a de gols em uma época. Atualmente, o time balançou as redes adversárias em 90 oportunidades em 30 partidas. O recorde é do próprio clube, que em 1971-72 marcou 101 gols. Com uma média de três gols por jogo, e restando quatro partidas, não é loucura pensar que a meta será atingida.

Em 1971-72, Gerd Müller marcou 40 gols. Maior artilheiro da história do Bayern e da Bundesliga, o ex-atacante também vê seu recorde ser ameaçado por Robert Lewandowski, que até o momento marcou 30 vezes em 28 partidas, igualando sua própria marca, registrada duas vezes, em 2015-16 e 2016-17. Principal parceiro do polonês, Thomas Müller também tem sua meta, a de assistências. Com duas no último jogo, chegou a 20 – Kevin De Bruyne detém o recorde, com 21 passes em 2014-15, pelo Wolfsburg.

O último triunfo no campeonato aconteceu no sábado (6), quando, de virada, derrotou o Bayer Leverkusen fora de casa por 4 a 2. Depois de sair atrás do placar com gol de Lucas Alario, aos 9 minutos, o time visitante consolidou sua vitória ainda no primeiro tempo. Em 18 minutos, Kingsley Coman empatou aos 27, Leon Goretzka virou aos 42 e Serge Gnabry ampliou aos 45. Na etapa final, Lewandowski fez o seu aos 66, enquanto Florian Wirtz – o mais jovem marcador da Bundesliga, com 17 anos, 1 mês e 3 dias – descontou aos 89.

A vitória na BayArena exemplificou, mais uma vez, o domínio bávaro na Bundesliga. Mesmo após sair perdendo, quando o time da casa se impôs nos primeiros 25 minutos, a equipe visitante teve calma para superar a pressão e adaptar sua estratégia. Sem o domínio da posse de bola, como normalmente acontece, chegou aos seus gols através de contra-ataques, muitos deles iniciados por Jérôme Boateng com lançamentos longos, o que desarmou o plano de jogo de Peter Bosz.

Contudo, nem sempre a temporada 2019-20 teve momentos de glória para o Bayern. Na 10ª rodada, o time sofreu uma dura goleada fora de casa para o Eintracht Frankfurt por 5 a 1, o que levou o treinador Niko Kovač a sair do clube. Para o seu lugar, Hans-Dieter Flick foi apontado como interino. Assistente do próprio Kovač no início da época, antes trabalhou com Jürgen Klinsmann e Joachim Löw na seleção alemã. Efetivado em dezembro, teve seu contrato renovado em abril até junho de 2023.

A confiança no trabalho do atual treinador, que já jogou profissionalmente pelo Bayern entre 1985 e 1990, se passa pela série espetacular que o time vive. Após um início difícil, com duas derrotas seguidas nas rodadas 13 e 14, para Leverkusen e Borussia Mönchengladbach, os bávaros nunca mais foram derrotados na temporada. Naquela altura, em dezembro, a equipe de Munique ocupava apenas a sétima posição, com 24 pontos, atrás de Mönchengladbach (31), RB Leipzig (30) e Borussia Dortmund (26).

Agora, está invencível há 20 partidas, série compartilhada por sucessos na Copa da Alemanha – pela qual disputará sua próxima partida, contra o Eintracht, pelas semifinais, na próxima quarta-feira (10) – e na Liga dos Campeões, em que aguarda a definição da Uefa para jogar a segunda partida das oitavas de final contra o Chelsea – venceu em Londres por 3 a 0. Na Bundesliga, são 16 jogos sem derrotas, com 15 vitórias. Seu único empate foi com o Leipzig, justamente o último líder sem ser o Bayern, na 19ª rodada.

A ‘outra’ Bundesliga

Enquanto os bávaros buscam repetir a Tríplice Coroa da temporada 2012-13, com os títulos da Bundesliga, da Copa da Alemanha e da Liga dos Campeões, seu maior rival já deixou de brigar pelo título alemão. Mais uma vez, o Borussia Dortmund perdeu a chance de aproveitar os deslizes do Bayern. Em 2018-19, os aurinegros chegaram a fechar o primeiro turno do campeonato com seis pontos de vantagem, porém deixaram a liderança ao serem goleados por 5 a 0, terminando o campeonato dois pontos atrás.

Quando a Bundesliga foi retomada, em maio, o Dortmund tinha quatro pontos de desvantagem, porém a vitória de 1 a 0 do Bayern no Signal Iduna Park, duas rodadas atrás, aumentou a diferença para sete. Se o suíço Lucien Favre balança no cargo, com o americano Jesse Marsch, do Red Bull Salzburg, da Áustria, cotado para o seu lugar na próxima temporada, dessa vez foi a própria diretoria aurinegra que ‘largou de mão’.

O diretor esportivo Michael Zorc afirmou que “do nosso ponto de vista, o título já está decidido. Não acreditamos que o Bayern ‘escorregará’, eles simplesmente são muito bons e alguém tem que admitir isso. Atualmente estamos em segundo e gostaríamos muito de terminar ali”. Com os tropeços de Leipzig, Mönchengladbach e Leverkusen no final de semana, pelo menos a vice-liderança está segura, com 63 pontos.

Do outro lado da classificação, o tradicional Werder Bremen parece fadado ao rebaixamento, algo que não acontece há 40 anos, quando na temporada 1979-80 caiu para a segunda divisão pela única vez. A equipe do noroeste alemão, quatro vezes campeã da Bundesliga, tem o pior retrospecto como mandante no campeonato, com apenas seis pontos em 15 partidas. O último tropeço aconteceu para o Wolfsburg, no Weserstadion.

O time, que já teve no passado os brasileiros Aílton, Diego e Naldo como ídolos, está a três pontos do Fortuna Düsseldorf, que ocupa a zona de playout – no final do campeonato, o 16º colocado enfrenta o terceiro da Bundesliga 2 para definir quem disputa a primeira divisão na temporada seguinte -, e a seis do Mainz, primeiro fora da zona de rebaixamento. Já o Paderborn tem situação ainda pior, com 20 pontos, cinco a menos que o Bremen.

De qualquer forma, o lanterna tirou pontos importantes do Leipzig na última rodada com o empate em 1 a 1. Agora o clube alemão da Red Bull tem 59 pontos, quatro a menos que o Dortmund, enquanto Mönchengladbach e Leverkusen seguem logo atrás com 56. O time da Bayer, no momento, está fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões, mas tem boa margem de vantagem para as equipes abaixo, que lutam pela Liga Europa.

Restam ainda duas vagas na competição de segundo escalão da Uefa, atualmente ocupadas por Wolfsburg, com 45, e Hoffenheim, com 43. Logo atrás está o Freiburg, com 41, que abriu a rodada com importante vitória sobre o Mönchengladbach. Mais distantes, Hertha Berlim e Schalke têm 38. O time de Gelsenkirchen, inclusive, tem a pior forma da Bundesliga: não vence desde janeiro, há 12 jogos. Desde o retorno do campeonato, foram quatro derrotas e um empate, ponto conquistado no domingo (7).

Confira os resultados da 30ª rodada da Bundesliga

Freiburg 1-0 Borussia Mönchengladbach, sexta-feira 5/6
RB Leipzig 1-1 Paderborn, sábado 6/6
Bayer Leverkusen 2-4 Bayern de Munique, sábado 6/6
Eintracht Frankfurt 0-2 Mainz, sábado 6/6
Fortuna Düsseldorf 2-2 Hoffenheim, sábado 6/6
Borussia Dortmund 1-0 Hertha Berlim, sábado 6/6
Werder Bremen 0-1 Wolfsburg, domingo 7/6
Union Berlim 1-1 Schalke, domingo 7/6
Augsburg 1-1 Colônia, domingo 7/6

*Sou Arthur Barcelos, produtor e operador na Sagres 730, e agora tenho esse espaço no Sagres Online para falar sobre futebol internacional. Sinta-se à vontade para sugerir pautas e deixar sua opinião.