As quatro equipes goianas que disputaram ou disputam os campeonatos brasileiros das séries A, B e C, entraram com um objetivo em comum: a permanência na mesma série. A primeira a alcançar a meta foi a Aparecidense. É evidente que o brasileiro da C foi mais curto. Mesmo assim, no término da primeira fase da competição, o Camaleão já tinha no mínimo a garantia da vaga para o ano que vem. Na segunda fase ficou por uma vitória contra o Mirassol para conseguir o acesso inédito para a série B.

Vila Nova, Goiás e Atlético ainda lutam pela permanência respectivamente nas séries B e A. O time colorado joga hoje à noite, no Onésio Brasileiro Alvarenga, por uma vitória contra o Cruzeiro, campeão brasileiro com 6 rodadas de antecedência. Se vencer, o Tigrão garante a sua vaga para o ano que vem. O empate também é bom, praticamente assegura o time na B de 2023.

A inspiração para o jogo de hoje contra o Cruzeiro está dentro do próprio clube. Para motivar os jogadores, o técnico Alan Aal deve utilizar a campanha da equipe colorada no returno. Em 15 jogos, o Vila Nova somou 28 pontos. Tem um aproveitamento espetacular de 62,22%, com 7 vitórias, 7 empates e apenas uma derrota. Se ganhar o jogo, o Tigre ultrapassa o Cruzeiro e iguala com o Ituano, líder do returno com 31 pontos.

O discurso de preleção do técnico Alan deve ser baseado na história recente construída pelos atletas vilanovenses. Com certeza, o técnico colorado vai se lembrar de todos os detalhes que fizeram o Vila chegar a essa condição: a superação, o trabalho duro em equipe, o apoio dos dirigentes e principalmente o incentivo da galera que promete lotar o OBA hoje à noite.

Certamente não deixará de exaltar a cooperação constante e a importância do trabalho em equipe durante toda a partida.
Essa conexão de forças é extremamente poderosa, fará com que os jogadores colorados sintam essa corrente positiva, e que são capazes de conseguir o resultado necessário para garantir, com 3 rodadas de antecedência, a permanência do Vila na série B para 2023.

O returno do Vila Nova Futebol Clube é exemplar. O clima da grande história está pronto. Vale a pena acreditar. Vai Tigrão!