Estão abertas até o dia 2 de junho, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A avaliação é para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino.

O exame aconteceu pela primeira vez em 2002. O intuito é aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.

Nesta edição, as provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio acontecem no dia 27 de agosto.

O participante deve indicar na inscrição a cidade e estado em que pretende fazer as provas.

O nível de ensino para o qual deseja a certificação (fundamental ou médio) e as áreas de conhecimento em que será avaliado também deve ser informado.

Novidades

Neste ano, o exame contará com novidades, entre elas:

Inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual.
Correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.

Participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Inscrições

A participação é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino – desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

O pagamento deve ser feito por meio de boleto que será gerado no sistema de inscrição, e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

Clique aqui para fazer sua inscrição

Leia mais sobre o Encceja

Inep divulga edital com regras do Encceja 2023

Leia outras notícias sobre Educação

Especialistas indicam metas não cumpridas no Plano Nacional de Educação

Alunos da rede pública de Goiás irão receber tablets e chips para acesso à internet