A Câmara Municipal de Goiânia aprovou autorização para a Prefeitura de Goiânia regulamentar o Dia Livre de Tributos Municipais na cidade. Os vereadores ainda autorizam isenção da cobrança sobre o Imposto Sobre Serviços (ISS) de comerciantes e lojistas. O projeto tem autoria do vereador Lucas Kitão (PSD) e segue a ideia do Dia Livre de Impostos (DLI), já realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovens (CDL Jovem). O objetivo é conscientizar a população sobre a alta carga tributária.
O dia escolhido pelo autor foi o primeiro dia útil da segunda quinzena de março. A iniciativa, segundo Kitão, autoriza o Poder Executivo a instituir o Dia Livre de Tributos Municipais, como forma de conscientizar a população sobre a elevada carga tributária brasileira. “A alta carga de tributos compromete o consumo e a capacidade de empreender. Não é uma criação de um dia de crítica, mas da reivindicação por um sistema simplificado e que promova conversão de recursos arrecadados em benefícios para a população”, justificou o parlamentar.
O texto foi relatado pelo líder do Governo, Anselmo Pereira (MDB), na Comissão de Educação. Durante as negociações, o autor da matéria retirou a previsão da isenção do Imposto Sobre Transmissão de Imóveis (ISTI) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Depois da aprovação em segunda e última votação, o projeto segue para a sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Impostos
O Dia Livre de Impostos (DLI) 202, realizado pela CDL, ocorre nesta quinta-feira (25) em todo o território nacional. A iniciativa permite que as empresas participantes comercializem mercadorias sem repassar ao consumidor o valor dos impostos.
Valores
Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% sobre o valor final do produto. O lojista que se inscrever também poderá cadastrar seus produtos na plataforma de marketplace do evento. Segundo a CDL, a orientação é para que o comerciante escolha um produto sobrando no estoque para vendê-lo livre de impostos.
Previsão
O evento é realizado anualmente desde 2003 e a expectativa é que mais de 500 empresas goianas participem do protesto.
Missão
Depois do café da manhã em que anunciou a adesão à base do governador Ronaldo Caiado (UB), Gustavo Mendanha afirmou que sua principal missão será ajudar Daniel Vilela (MDB) a se eleger governador em 2026.
Retribuição
“Ele acreditou em mim lá no passado e eu vou retribuir agora, mesmo tendo saído de uma eleição para governador com quase um milhão de votos”, disse o ex-prefeito ao deixar o Palácio das Esmeraldas.
Candidaturas
“Muitas pessoas esperavam que eu fosse candidato novamente, mas eu não teria condição de participar de um embate, ou de ter discussões com o Daniel. Então, nesse momento, eu estarei ajudando a pavimentar para que, a partir de 2027, ele esteja governando Goiás”, completou.
Leia mais da Sagres Em OFF: