Um acidente de trânsito em Terezina de Goiás envolvendo uma carreta que transportava cimento gerou um novo foco de incêndio na Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano. Este é o sexto dia de trabalhos das equipes na região.

De acordo com o coordenador da força-tarefa, capitão Luiz Antônio Dias Araújo, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), o acidente ocorreu nesta quinta-feira (16). O veículo tombou e o atrito da carroceria com o asfalto criou fagulhas que incendiaram a vegetação em ambos os lados da pista.

Ainda segundo o capitão do CBM-GO, os trabalhos desta sexta-feira (17) ficam então concentrados no Vale da Chapada dos Veadeiros, região norte do parque, por conta do incêndio provocado pelo acidente com a carreta; também na região da Cachoeira dos Cristais e no Rio dos Couros, este último ao sul do Parque Estadual Águas do Paraíso.

Os agentes farão monitoramento constante nos locais em que o fogo ardeu nos últimos dias, desde o primeiro foco no Vale da Lua no domingo (12). “Hoje haverá monitoramento constante na região da Boa Vista, próximo a São Jorge, além do monitoramento de regiões onde o fogo foi considerado extinto, para fazer a vigilância para que não haja reignição”, afirma o capitão do CBM-GO.

As equipes receberam reforço de 20 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, além de um avião air tractor. Ao todo, são quatro aeronaves de lançamento de água na região.

Além dos Bombeiros, atuam na região brigadistas da Rede Contra Fogo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).