Os trabalhos de combate ao incêndio que atinge a Chapada dos Veadeiros chegaram ao quinto dia nesta quinta-feira (16). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), já são mais de 10 mil hectares (o equivalente a 10 mil campos de futebol) consumidos pelo fogo desde domingo (12), quando as chamas começaram no Vale da Lua.

Leia mais: Incêndio atinge estação da Saneago em Alto Paraíso e pode comprometer abastecimento

O fogo, de acordo com a brigadista voluntária da Rede Contra o Fogo, Giselle Cavati, já chegou à região da Catarata dos Couros, que fica a cerca de 20 quilômetros do Vale da Lua onde as chamas começaram. Ela afirma que os trabalhos na região não têm data para terminar.

“Há uma perspectiva de chuva para o final do mês, mas não é certeza. Normalmente final de outubro e início da novembro é quando a gente consegue relaxar de fato”, afirma.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), durante o combate de ontem (15), o Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF) foi surpreendido por vários redemoinhos, que levam chispas por longas distâncias dificultando ainda mais o combate. Um dos grupos passou a noite no local. O clima seco, a topografia da região, as altas temperaturas e os ventos fortes dificultam o trabalho das equipes.

Mais de 150 pessoas entre bombeiros, brigadistas e agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuam na região.