A Melhoria do transporte público como solução para mobilidade urbana e a escolha do sábado e das quartas-feiras como melhores dias para fazer compras, foram algumas constatações da pesquisa Trânsito de Goiânia e proposta de escalonamento do horário de funcionamento das empresas realizada pela Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e pelo Grupom.

Foto: Rafael Bessa

O presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás, Rubens Fileti, falou sobre o objetivo da pesquisa.

“O principal foco da Associação Comercial com essa pesquisa é entrar em um tema que acabou esquecido há alguns anos. Nós queremos provocar tanto o setor produtivo quanto a população, se existe uma necessidade do escalonamento de Horário. Percebemos que há uma falta de conhecimento muito grande sobre o tema e isso mostra que temos uma oportunidades de aumentar o número de postos de trabalho, de lucro da empresa e de satisfação da população em geral”, explicou Rubens Fileti.

17% dos 391 entrevistados pela pesquisa demonstraram conhecimento sobre a proposta de escalonamento que foi levantada pelo prefeito Iris Rezende durante a campanha eleitoral de 2016. E por conta desse dado, o presidente da Acieg pretende resgatar o debate sobre o tema.

“A nossa pesquisa foi baseada no comercio de rua, alguns indicadores mostram que nós temos uma oportunidade grande de estender o horário de atendimento deste comercio. Ficamos surpresos com os dias apresentados, os sábados e as quartas-feiras foram identificados como os melhores dias para fazer as compras. Entre os melhores horários estão: manhã das 8h às 10h, tarde das 14h às 17h. Identificamos também que o melhor horário da noite está das 19 às 22h, mas o comercio neste período está restito basicamente aos shopping centers”. e concluiu “Cabe a nós mostrar ao comercio de rua que nós temos essa oportunidade, e pode ser que disso saia uma proposta de escalonamento de horário para flexibilização do atendimento do público em geral após as 18 horas”.

A nota baixa atribuida pela população ouvida pela pesquisa para o trânsito de Goiânia, de acordo com o diretor do instituto de Pesquisas, Groupon. Mario Rodrigues Neto pode ser explicada pelos transtornos causados pelas obras que estão acontecendo na Cidade.

“A pesquisa aconteceu na segunda quinzena de outubro e foi finalizada na primeira semana de novembro, período esse em que as obras que estão sendo realizadas estavam a todo vapor. e isso impacta na percepção da população em relação a planejamento de obras e a execução dos processos dentro da cidade”, afirmou.

Dentre outras curiosidades levantadas pela pesquisa, 40% dos entrevistados responderam que o melhor horário para se fazer compras em Goiânia é pela manhã. Diferentemente de levantamentos anteriores, essa pesquisa realizada pela Acieg e pelo grupon foi elaborada a partir da perspectiva dos clientes e não dos lojistas. Os detalhes sobre a pesquisa Trânsito de Goiânia e proposta de escalonamento do horário de funcionamento das empresas.