Com o intuito de preservar nascentes, a Prefeitura de Anápolis criou o Programa Adote uma Nascente, iniciativa que visa a participação da sociedade civil na proteção dos recursos hídricos do município.
Segundo o secretário da pasta, Fabrício Lopes, o projeto é uma forma de dar mais segurança aos recursos hídricos da cidade. São convidados a participar do programa, de forma voluntária, pessoas físicas ou jurídicas e entidades públicas ou privadas. Os meios podem ser a disponibilização de recursos ou serviços e doações de materiais que ajudem na manutenção.
De acordo com a prefeitura, o Adote uma Nascente deve integrar as ações do Pró Água e outras políticas do município voltadas para o meio ambiente. As pessoas interessadas em adotar uma nascente devem apresentar propostas de trabalho para a secretaria municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano.
Após avaliação dos projetos, a secretaria definirá um cronograma de ações e a captação de recursos para as atividades. A Prefeitura informou que a gestão ambiental do município deve coordenar ações como: incentivar a participação da sociedade, administrar convênios, divulgar dados e criar um banco de dados das nascentes cadastradas.
Leia mais: