Cerca de 3,2 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram no Aeroporto Santa Genoveva este ano, um crescimento de 3% em relação a 2018. Para receber ainda melhor quem chega à capital goiana, o aeroporto volta a ter uma unidade do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). A inauguração da nova unidade do CAT foi no meio da manhã de hoje (16) e contou com presenças de autoridades da Prefeitura e do Estado, que é parceiro da iniciativa.

Foto: Sagres TV

O prefeito Iris Rezende disse que quem chega em uma cidade e é bem recepcionado, recebe todas as informações de que precisa, com certeza vai voltar.

“Aqui o turista vai ter informações sobre roteiros de gastronomia, opções de lazer, dicas de como chegar aos parques da cidade, já que somos uma das cidades mais verdes do Brasil, ou seja, vai ter aqui todas as informações de que precisa para aproveitar da melhor forma possível nossa cidade”, explica o presidente da Agência Municipal de Turismo e Lazer (Agetul), Urias Júnior. 

 

cat

Foto: Sagres TV

CAT

O CAT vai funcionar todos os dias das 8h da manhã às 20h, e traz materiais com roteiro e opções de turismo e de lazer em 3 línguas: português, inglês e espanhol.”Tem crescido muito a procura por turismo de compras, médico e de gastronomia, e nós do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), temos feito várias iniciativas para que a cidade se prepare para receber bem os visitantes”, afirmou o presidente do Cetur, Ricardo Rodrigues.

Esta é a terceira unidade do CAT, as outras duas funcionam na rodoviária e na antiga estação ferroviária, na Praça do Trabalhador. A inauguração de hoje faz parte do processo de internacionalização do Aeroporto Santa Genoveva.

“O processo está praticamente concluído. Agora, estamos negociando com algumas empresas aéreas para que em breve tenhamos voos diretos para o exterior partindo de Goiânia. Hoje, muitos vão para Brasília a fim de embarcarem para outros países”, disse o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral. Ele afirmou que outra medida que vai incentivar a internacionalização é a redução 15% para 7% do ICMS do combustível de aviação. Com isso, o Governo aposta num considerável aumento do número de voos e que serão atraídas empresas de aviação, principalmente as de baixo custo, para o Aeroporto Santa Genoveva, que vai operar voos internacionais. Assim, turismo e negócios vão alavancar ainda mais a economia de Goiás.

Participação de jovens da Renapsi

A decoração do CAT ficou ainda mais bonita com a Goianoska, a boneca mascote do Sistema Sagres de Comunicação, feita pelo artista plástico Márcio Fleury com a participação de jovens aprendizes. Também faz parte da decoração, o painel de grafismo criado pelos jovens da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). O painel tem elementos do cotidiano da capital, como o violão e a sanfona, foi criado por 7 jovens aprendizes, sob orientação do artista Paulo Caetano. “Estou muito emocionado em ver uma obra que eu ajudei a construir sendo contemplada por tanta gente”, disse o jovem aprendiz Diego Moraes.

rnp

Foto: Sagres TV 

O painel foi criado para a campanha Goiânia em Tom Maior do Sistema Sagres, para marcar o aniversário de 86 anos da capital. Os jovens aprendizes foram cumprimentados e abraçados pelo prefeito Iris Rezende e ficaram felizes ao verem a arte que fizeram sendo exposta no aeroporto. “Para eles, foi uma experiência muito marcante. Eles não cabem em si de tanta felicidade por saberem que essa obra tão bonita agora está sendo vista por tanta gente que chega e parte de Goiânia”, diz Alisson Rocha, instrutor da Renapsi.

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/4uwZPKAhWH8″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}