A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos declarou na quinta-feira (10) o fim do fenômeno climático La Niña e a volta do padrão de neutralidade nas temperaturas do Oceano Pacífico. De acordo com a agência, há 50% de probabilidade dessa condição neutra seguir até outubro.
Com o fim do La Niña, portanto, a estimativa de tempo para o fenômeno se confirmou. Pois logo que a formação do La Niña foi detectada no início de janeiro a NOAA estimou que ele acabaria em abril.
Fenômeno que ocorre no Pacífico a cada três ou cinco anos, o La Niña resfria as águas da faixa Equatorial Central e Centro-Leste do oceano. Para confirmar a condição, a NOAA e as demais agências observam se há uma diminuição igual ou maior a 0,5°C nas águas do oceano.
A neutralidade significa que as temperaturas voltaram para condições oceânicas e atmosféricas que estão dentro da média histórica, pois as temperaturas não estão sendo influenciadas por El Niño e nem La Niña no período. A NOAA afirmou que após outubro a previsão ainda é incerta, com 38% de chances de volta do La Niña e 20% de probabilidade para um novo El Niño.
*Com informações do G1
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.
Leia mais: