Com o objetivo de combater e evitar ocorrências de incêndios e queimadas na região da Serra da Areia, a Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia (Semma) realizou aceiros na região. A força tarefa foi realizada em 11 áreas verdes para fazer aceiros na Área de Proteção Ambiental Serra da Areia. Confira a reportagem de Ananda Leonel

Pelo menos sete áreas verdes do município estão sendo monitoradas, como explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia, Cláudio Everson.

”Essa região aqui da Serra da areia é onde nascem vários córregos e rios que são de suma importância para o nosso abastecimento, não só de Aparecida, mas de toda a região metropolitana”, afirma o titular da Pasta.

No entanto, para que as intervenções causem o menor dano possível às áreas verdes, foi necessário o apoio da Defesa Civil de Aparecida de Goiânia, como explica o superintendente do órgão Juliano Cardoso.

”Nossos agentes percorrem essas áreas, identificam e caracterizam elas, e adotam as técnicas melhores para prevenção de qualquer tipo de incidente ou ocorrência. Nessa época do ano, se tratando de incêndios florestais, após inspeções e catalogação dessas áreas, a gente traça o melhor plano para construção de aceiros e que essa construção de aceiros não venha a causa um dano ainda maior”, aponta Cardoso.

Mais de 40 trabalhadores urbanos trabalham na ação, na qual também são recolhidos resíduos abandonados no local. Além disso, servidores da Coordenadoria de Educação Ambiental fazem visitas a residências para conscientizar a população a não atear fogo em áreas verdes e no lixo, mesmo que seja dentro da propriedade.

“Pedimos a colaboração de todos da sociedade. O meio ambiente é direito mas também obrigação de todos, de cuidar e zelar. O município já tem uma legislação vigente que não se pode atear fogo em nada”, reforça Cláudio Everson.

Leia mais