A terceira temporada do Agir Sustentável estreia nesta quarta-feira (19), às 20h30, discutindo os desafios técnicos e políticos para o fim dos lixões no Brasil. A apresentação segue com o jornalista Rubens Salomão, mas desta vez ele apresenta um formato diferente das duas primeiras temporadas. 

“Depois de se dedicar a assuntos relacionados a temas únicos, agora o programa trata de quatro diferentes temas, distribuídos igualmente entre oito novos episódios. Cada tema será abordado em dois episódios”, contou.

Os dois primeiros episódios vão abordar a gestão do lixo. Salomão adiantou que o primeiro programa trata sobre os desafios técnicos e políticos para o fim dos lixões no Brasil. O tema da gestão de resíduos não se esgota no fim dos lixões, mas abre oportunidades econômicas e esse viés é o foco no segundo episódio.

“O segundo episódio foca nos conceitos e exemplos de economia circular, ao apontar que os aterros, sozinhos, não são a solução final para a correta destinação dos resíduos, por conta da necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar os produtos”, destacou o jornalista.

Serviço à sociedade

Portanto, a temporada dividida com dois episódios para cada tema apresenta nos outros seis episódios os assuntos: os caminhos para a transição energética no Brasil, os impactos das mudanças climáticas e os problemas e alternativas para a produção de alimentos.

O programa continua com a missão de fazer a sustentabilidade ser parte da vida cotidiana das pessoas. O caminho começou conceituando termos como a própria sustentabilidade e na segunda temporada abordou a emergência das queimadas. Desta vez, Rubens Salomão disse que quer mostrar a proximidade dos conteúdos com o dia a dia das pessoas.

“Minha expectativa agora é apresentar conteúdos que possam conversar diretamente com a vida e com a rotina das pessoas”, contou. Por isso, então, a proposta de trazer um novo formato e escolher temas que conversem com os locais onde vivem a maior parte da população e onde estão os tomadores de decisões do país.

“O caminho do Agir Sustentável foi pavimentado para, nesta nova temporada, além de prestar  serviço à sociedade ao comunicar os esforços de conservação da natureza, apontar informações para moradores de grandes centros urbanos, além de cobranças aos tomadores de decisões políticas e econômicas”, contou.

Agir Sustentável

A primeira temporada do programa apresentou de maneira geral temas relacionados ao meio ambiente e ao consumo humano, enquanto a segunda temporada abordou as queimadas e os incêndios florestais. Os programas exibidos na Sagres TV, canal 26.1, tem transmissão simultânea na Rádio 730 AM, bem como pelo canal do YouTube do Sistema Sagres. 

A exibição da terceira temporada do Agir Sustentável será sempre às quartas-feiras, às 20h30, com o primeiro episódio nesta quarta-feira, 19 de março.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: