O Sistema Sagres de Comunicação estreia nesta segunda-feira (27), às 22 horas, o programa Agir Sustentável. A produção conversa sobre a nossa relação com os recursos naturais e como cada ação que a gente toma pode ter um efeito positivo ou negativo na nossa própria vida. A primeira temporada trata sobre a água, mas antes disso, você passa a entender alguns conceitos importantes, como a própria sustentabilidade.

O programa tem apresentação, reportagens, edição de texto e produção do jornalista Rubens Salomão, sob a coordenação de projetos de Laila Melo e a direção-geral de Gerson Cruz. O Agir Sustentável busca apresentar os principais temas relacionados ao impacto dos humanos na natureza e o primeiro episódio detalha como cada um de nós pode incluir ações sustentáveis na rotina diária.

Apesar de ser uma palavra muito repetida, a definição precisa de sustentabilidade ainda está distante do imaginário popular e, algumas vezes, pode até parecer técnica demais. Por isso, a produção conversa com o doutor em engenharia ambiental, Antônio Pasqualetto.

Imagem: Sistema Sagres de Comunicação

O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, em 1972. Representantes de 113 países participaram do debate que foi um marco histórico para a discussão dos problemas ambientais. Entre os desdobramentos, está a elaboração da Declaração de Estocolmo, com 26 princípios, e a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A diplomata e médica norueguesa, Gro Brundtland, definiu o conceito de sustentabilidade 15 anos depois da conferência, no Relatório “Nosso Futuro Comum”, de 1987. A partir daí foi elaborado o conceito de “tripé da sustentabilidade”, pelo sociólogo britânico John Elkington. Ele caracteriza os resultados de uma organização considerando três pilares: social, ambiental e econômico. 

Assim, para ser sustentável, uma empresa deve ser financeiramente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável. O professor Antônio Pasqualeto explica que é preciso entender que nós somos como inquilinos do planeta e, por isso, devemos usar com responsabilidade os recursos naturais que encontramos por aqui. 

Um jeito prático de enxergarmos esses conceitos de sustentabilidade é observar os produtos que a gente compra e o que a gente descarta. Os padrões de consumo influenciam muito da indústria e a forma como os produtos são pensados e desenvolvidos. Essa é uma das áreas de pesquisa e atuação do professor, da Universidade Federal de Goiás, Carlos Martins Hoelzel, que é doutor em Engenharia de Produção.

Carlos Martins Hoelzel (Foto: Sagres TV)
Carlos Martins Hoelzel (Foto: Sagres TV)

O professor comemora que a sustentabilidade “está na moda” e detalha como a mudança pode ser tornar um hábito. Os trabalhos de extensão do professor na UFG incluem projetos de qualificação profissional e capacitação de catadores de lixo. Entre eles, os trabalhadores da Cooper Rama, a cooperativa de reciclagem na região norte de Goiânia. A presidente é a Dulce Vale, que recebeu a equipe do Agir Sustentável! 

A Cooper Rama é uma das 12 cooperativas de reciclagem da capital de Goiás e luta todos os dias para colocar em prática a busca pela sustentabilidade ambiental, mas também financeira dos cooperados.

Reciclagem (Foto: Sagres TV)

Com exemplos como o da Dulce, o Agir Sustentável começa essa primeira temporada, que vai focar nas ações relacionadas a um recurso muito importante: a água. E no próximo episódio, a gente explica tudo desde o começo na natureza até a água potável chegar nas nossas torneiras. Confira o programa sempre na segunda-feira, às 22 horas, na Sagres TV, canal 26.1. Bem como no canal do Sistema Sagres no Youtube.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Confira outros programas da Sagres TV