Um espaço para a Literatura na TV aberta: essa é a novidade que venho guardando há um tempo, mas que hoje, tenho o prazer de publicar nesta coluna. A partir desta quarta-feira (08), teremos um espaço semanal para falar e aprendermos juntos sobre Literatura na grade da programação da Sagres TV (canal 26.1). Além disso, os episódios ficam disponíveis no Youtube.

No programa de estreia, o tema será “Nascemos leitores?”, e conta com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Além disso, também participam escritores e leitores goianos.

O programa

Antes de escrever este texto, no papel de “entrevistar a mim mesma”, me empenhei na tarefa de responder “Por que ter um programa para falar sobre livros?”, e penso que é inevitável não destacar o papel de transformação social presente nos livros.

A Literatura fornece visões sobre o passado, presente e futuro. Nos ajuda a acessar conhecimentos e visões de mundo mais amplos. Fornece um respiro aos nossos cérebros que na atualidade, estão submersos em tecnologias e informações.

O livro precisa chegar a lugares mais longes. Segundo a pesquisa “Panorama do Consumo de Livros”, de 2023, cerca de 84% da população brasileira acima de 18 anos não havia comprado nenhum livro nos últimos 12 meses que antecederam o questionário. Nesse sentido, ao longo dos episódios da primeira temporada, desejo conversar com quem lê, mas também com aqueles que pouco ouvem a respeito de livros. Diante disso, a televisão é capaz de chegar a espaços que este texto talvez não alcance.

Estreia

“Nós somos um Sistema de Comunicação focado em educação. Um produto voltado para a literatura é essencial para pensar a educação em uma outra abordagem, o de valorização da cultura literária. A proposta é promover o mundo literário em suas várias frentes e vertentes, que muitas vezes é tido como elitista. O conteúdo é produzido para o público que é ou deseja se tornar leitor, através de uma linguagem acessível e um formato leve e dinâmico”, destaca Laila Melo, coordenadora de conteúdo e projetos do Sistema Sagres de Comunicação.

Assim, é exatamente nesse sentido que a 1º temporada do Literando encaminha os seus 9 episódios. Perguntas-chave como “Como variar leituras?” ou “Devemos ler mais rápido?”, são alguns dos pontos centrais. Além disso, também seguiremos juntos em uma jornada de valorização da Literatura produzida nas cinco regiões brasileiras.

Convite

Agora que a novidade já está compartilhada, convido a cada leitor a conferir a estreia do programa nesta quarta-feira (08), às 20h45, seja pela TV aberta aos moradores de Goiânia e região metropolitana, ou pelo canal oficial do Sistema Sagres no Youtube. Para sugestão de temas e entrevistados, é possível mandar mensagens pelo Instagram (@sistemasagres_).

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 4 – Educação de Qualidade.

Leia mais