O primeiro dia de testagem rápida, promovida pelo governo de Goiás, foi marcado por aglomeração. O superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, explicou à Sagres 730, nesta quinta-feira (6), que mais de 100 profissionais trabalharam nesta quarta-feira (5) para realizar a testagem rápida nos moradores da região Norte de Goiânia.
De acordo com Yves Ternes, mais de 100 profissionais foram contratados para a ação, mas a quantidade de pessoas que compareceram ao local para realizar o teste foi grande. Ele defendeu que há uma ansiedade por parte da população em fazer o teste. “Neste momento a população está muito ansiosa para fazer o teste. Então, ouve uma grande procura. Próximo a escola os agentes conseguiam manter o distanciamento, mas quanto mais distante do local da ação as pessoas já faziam essa aproximação”.
A região do Jardim Guanabara é a primeira de várias outras regiões da capital que também deve receber a ação. Neste sentido, o Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia lembra que as pessoas não precisam se deslocar até a região norte para realizar o teste, mas deve aguardar que a ação chegue em sua região. “Não é necessário a população de Goiânia inteira procurar esse serviço sendo que nós vamos entregar essa ação para outros locais”, destaca.
Segundo Yves Tener, a próxima região a ser atendida com a testagem ainda não está definida, mas adiantou que setores como Novo Mundo e Finsocial estão sendo estudados, por terem grande número de casos.
-
(Foto: Letícia Martins/Sagres On) De acordo com Yves Terner, a testagem é para pessoas que tiveram contato com outras pessoas que tiveram a confirmação da infecção pelo coronavírus. Ele ressalta que as pessoas que tiverem sintomas devem buscar atendimento nos postos de saúde.
- “A gente orienta que quem tem que procurar esse atendimento no Guanabara são as pessoas da região Norte que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmado e que tenha idade acima de 12 anos. Aquelas pessoas sintomáticas devem procurar uma unidade de saúde para realizar o atendimento médico e, se for indicado, realizar a coleta por RT-PCR.”
Goiânia é a primeira cidade goiana a aplicar esse tipo de teste na população. A ação segue até sexta-feira (7). O horário de atendimento é das 8h às 17h. Após as 15h haverá a distribuição de senha para atendimento.