O primeiro dia de testagem rápida, promovida pelo governo de Goiás, foi marcado por aglomeração. O superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, explicou à Sagres 730, nesta quinta-feira (6), que mais de 100 profissionais trabalharam nesta quarta-feira (5) para realizar a testagem rápida nos moradores da região Norte de Goiânia.

De acordo com Yves Ternes, mais de 100 profissionais foram contratados para a ação, mas a quantidade de pessoas que compareceram ao local para realizar o teste foi grande. Ele defendeu que há uma ansiedade por parte da população em fazer o teste. “Neste momento a população está muito ansiosa para fazer o teste. Então, ouve uma grande procura. Próximo a escola os agentes conseguiam manter o distanciamento, mas quanto mais distante do local da ação as pessoas já faziam essa aproximação”.

A região do Jardim Guanabara é a primeira de várias outras regiões da capital que também deve receber a ação. Neste sentido, o Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia lembra que as pessoas não precisam se deslocar até a região norte para realizar o teste, mas deve aguardar que a ação chegue em sua região. “Não é necessário a população de Goiânia inteira procurar esse serviço sendo que nós vamos entregar essa ação para outros locais”, destaca.

Segundo Yves Tener, a próxima região a ser atendida com a testagem ainda não está definida, mas adiantou que setores como Novo Mundo e Finsocial estão sendo estudados, por terem grande número de casos.

(Foto: Letícia Martins/Sagres On)

De acordo com Yves Terner, a testagem é para pessoas que tiveram contato com outras pessoas que tiveram a confirmação da infecção pelo coronavírus. Ele ressalta que as pessoas que tiverem sintomas devem buscar atendimento nos postos de saúde.

“A gente orienta que quem tem que procurar esse atendimento no Guanabara são as pessoas da região Norte que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmado e que tenha idade acima de 12 anos. Aquelas pessoas sintomáticas devem procurar uma unidade de saúde para realizar o atendimento médico e, se for indicado, realizar a coleta por RT-PCR.”

Goiânia é a primeira cidade goiana a aplicar esse tipo de teste na população. A ação segue até sexta-feira (7). O horário de atendimento é das 8h às 17h. Após as 15h haverá a distribuição de senha para atendimento.