O Agosto Lilás é uma campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Criada em maio de 2022, a Secretaria Municipal da Mulher, Igualdade e Assistência Jurídica de Bela Vista de Goiás (Secmulher) aderiu à campanha e realizou ações pedagógicas nas escolas do município. 

Assista a entrevista na íntegra:

“A nossa secretaria aderiu a essa campanha e fizemos visitas às escolas e UBS para levar informações sobre os tipos de violência que podem acontecer. Falar sobre a importância das jovens ficarem atentas aos relacionamentos que elas têm”, disse a secretária da pasta, Selma Kamenach.

A gestora afirmou que as ações devem continuar na cidade e que a Secmulher pretende levar para Bela Vista um projeto que se chama Lei Maria da Penha nas Escolas. 

Alerta

A Secretaria Estadual de Segurança Pública de Goiás já registrou 30 feminicídios de janeiro a junho deste ano. Kamenach demonstrou preocupação com os dados e alertou que outras mulheres precisam se atentar ao comportamento do companheiro.

“Ficarem atentas ao comportamento quando o companheiro quer controlar, quer subestimar porque isso pode ser o início de um relacionamento abusivo. Um comportamento que vai te levar a uma agressão, que começa às vezes de forma verbal, agressão moral, psicológica, até agressão física. E infelizmente muitos casos de feminicídios”, pontuou. 

A secretária Selma Kamenach ressaltou a importância da Campanha Agosto Lilás, principalmente para alertar as mulheres em relação à violência doméstica. 

“Um caso de violência contra a mulher é um problema muito grave na sociedade brasileira. E, muitas vezes, principalmente com relação a violência doméstica, é uma violência silenciosa porque ela ocorre dentro de casa e é mais difícil das outras pessoas saberem da situação. Então é muito importante e por isso a gente chama atenção para essa campanha do Agosto Lilás”, disse.

Leia mais: