O Dia Mundial da Água é celebrado nesta sexta-feira, 22 de março. Para este ano, a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) escolheu o tema: “Água para Paz”.

Ligado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 da Agenda 2030, o tema é para o mundo refletir sobre o acesso justo ao recurso hídrico. Por isso, a ONU coloca o foco na eficácia das instituições para a promoção da justiça para todos.

Artigo do portal Notícia Sustentável, explica, assim, que o tema aponta para dois pilares fundamentais na busca pela harmonia entre os povos e para o desenvolvimento sustentável: a conexão entre o acesso à água e a promoção da paz.

Direito de todos

Segundo o Instituto Trata Brasil, cerca de 33 milhões de pessoas vivem sem acesso à água potável no Brasil. No entanto, o recurso natural é um direito de todos e é vital para a sobrevivência na Terra. Sem água de qualidade, temos um problema para a sobrevivência de todos os seres vivos.

No artigo, o portal destaca que a escassez de água no mundo pode vir a ser um “ponto de tensão e conflito entre povos e nações”. “Por isso, o acesso equitativo e sustentável à água é muito mais do que uma questão ambiental: é uma questão de justiça social e de paz”, argumenta.

Por isso, então, o artigo aponta ações que se relacionam com o tema da campanha da ONU deste ano e que ajudarão o mundo a atingir as metas do décimo sexto ODS de alcançar a promoção da justiça social e da paz: políticas públicas eficazes; investimentos em tecnologias sustentáveis de gestão de água; educação e conscientização da população e cooperação internacional. Acesse o artigo na íntegra aqui.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 06 – Água Potável e Saneamento e o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Leia mais: