O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou na quinta-feira (8) dados registrados pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) que mostram um aumento de 55% nos alertas de desmatamento na Amazônia em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado.
O dado é um recorte de um período maior, pois faz parte do ano de alertas que leva em conta o período de agosto de 2024 a abril de 2025. Esse recorte que mostra alta em abril é preocupante porque são 270 km² de indícios de vegetação suprimida num período muito próximo à temporada de seca e fogo. Em abril do ano passado foram 174 km².
Outro destaque do ano de alertas é o acumulado de agosto de 2024 a abril de 2025 que foi de 2.542 km² com indícios de desmatamentos. Apesar da redução de 5% na comparação com o ano anterior, no entanto, o último mês preocupa. Segundo o Inpe, a maior parte dos alertas ocorreram nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Pará.
*Com G1
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.
Leia mais: