A aluna da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Diellen Moreira da Costa, 23 anos, recebeu das mãos do governador Marconi Perillo na manhã desta sexta-feira (30) o diploma de número 50 mil da universidade. Ela se formou em Educação Física pela unidade universitária de Goiânia, a Eseffego. A solenidade de entrega aconteceu no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

O reitor interino da UEG, Haroldo Reimer, afirmou que a Universidade possibilitou o acesso ao ensino superior a milhares de pessoas de Goiás e também de outros estados, contribuindo assim para a formação intelectual dessas pessoas. “Com mais de 50 mil diplomas expedidos, a UEG deu uma contribuição significativa por sua capilaridade, com a presença em mais de 40 municípios, com seus projetos especiais e outras iniciativas”, disse.

A aluna Diellen, que recebeu o diploma, elogiou o ensino oferecido pela Universidade e contou que se não tivesse passado no vestibular da UEG, ela não teria condições de pagar as mensalidades de uma universidade particular. “A UEG deu uma base muito boa para eu sair preparada para o mercado de trabalho, o que vai me possibilitar boas oportunidades no futuro”.

O diretor da Eseffego, Wanderley de Paula, ressaltou que a unidade completará 50 anos no final deste ano e que tem prestado vários serviços à comunidade, realizando diversas atividades extensionistas e desenvolvendo pesquisas, além de preparar muitos alunos para o mercado de trabalho. “Ela cumpre o seu papel no ensino, na pesquisa e na extensão”, concluiu.

A UEG foi criada em 1999, no primeiro governo de Marconi Perillo e surgiu da incorporação de 13 faculdades isoladas. Com a implantação de outras unidades, a UEG está presente hoje em mais de 38 municípios, com 42 unidades universitárias. De 1999 ao início de 2002, os diplomas da UEG eram registrados pela Universidade Federal de Goiás. Nesse período, foram expedidos 2.748 diplomas. O primeiro diploma registrado pela UEG foi o da aluna Marlene de Lourdes Ferreira, que cursou Pedagogia na Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos. O documento foi assinado pelo então reitor José Izecias e pelo governador Marconi Perillo em 12 de março de 2002. Dez anos depois (período entre 2002 e 2012), a UEG chegou ao diploma 50 mil.

Do Notícias de Goiás.