Goiás foi representado na Mostra Expositiva de Cenografia Tradição e Transgressão – Histórias Raras De Lugares Únicos, em São Paulo. O evento faz parte do calendário oficial da Quadrienal de Praga de 2023 e reúne trabalhos de alunos do Brasil todo. A mostra acontece primeiro na sede da escola, em São Paulo e, ainda este ano, em Praga.

As multiartistas goianienses, Jéssika Hannder e Vanessa Cassia são alunas do programa de pós-graduação em Artes da Cena da EMAC, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Elas participaram da mostra levando suas obras que passarão por uma curadoria para participação na PQ. Na prxima semana, dia 5, será divulgada a lista dos trabalhos selecionados para a mostra internacional.

As obras

Jéssika Hannder expôs na mostra o figurino comemorativo que homenageia o Espetáculo “Quecosô, oncotô, oncovô”- Goiás singulares no Plural. Já Vanessa Cássia expõe o projeto “A Onda ressignificando obras de arte famosas”. As obras estão relacionadas ao contexto contemporâneo sobre a perspectiva devastadora do Corona Vírus.

O figurino comemorativo que homenageia o Espetáculo “Quecosô, oncotô, oncovô”- Goiás singulares no Plural (Foto: Jéssika Hannder)

O evento que integra a bienal de praga é realizado pelo Ministério da Cultura da República Tcheca e pelo Instituto de Artes e Teatro de Praga. As exposições dos países e regiões são organizadas por organizações culturais importantes de cada país, incluindo ministérios da cultura, institutos de arte e teatro, bem como festivais, companhias de teatro, teatros internacionais de prestígio e escolas.

O projeto “A Onda ressignificando obras de arte famosas de Vanessa Cássia (Foto: Jéssika Hannder)

Jessika atua como atriz, produtora, maquiadora, figurinista, stylist e consultora de imagem, ela ressalta que a mostra abre novas possibilidades. “A área de visualidades da cena é uma área de estudo pouco explorada na região centro-oeste do Brasil. Sendo assim representar nossa região em uma mostra como a PQ é abrir portas e possibilidades para novos pesquisadores”.

Quadrienal de Praga

A PQ é um evento mundialmente conhecido que surgiu em 1967 após cenógrafos tchecos começarem a ganhar vários prêmios na Bienal das Artes Plásticas do Teatro, no Brasil. O evento acontece por duas semanas, a cada quatro anos, em Praga, República Tcheca. A Quadrienais de Praga tem o objetivo de trazer o melhor do design da performance, cenografia e arquitetura teatral para a linha de frente de atividades culturais a serem vividas por profissionais, artistas emergentes e, também, pelo público em geral.

Com informações Universidade Federal de Goiás

Leia mais: