A Amazônia se consolidou, em 2022, como o bioma com a maior área de pastagem do Brasil, superando o Cerrado pelo 2º ano consecutivo. As informações são do MapBiomas, divulgadas nesta sexta-feira (6).

Em 2021 – primeira vez em que houve a mudança – a Amazônia havia ultrapassado em 2,1 milhões de hectares a área de pastagem do Cerrado. Essa diferença triplicou de um ano para o outro e, hoje, o bioma do Norte está 6,3 milhões de hectares à frente do Centro-Oeste.

Cada hectare de terra corresponde a um pouco mais de um campo de futebol, cerca de 10.000 m².

Apesar de a Amazônia ter tido expansão da área de pastagem, nem sempre esses territórios estão sendo utilizados para criar gado, explica Júlia Shimbo, coordenadora científica do MapBiomas.

Na na floresta amazônica, 45,3% das pastagens registradas em 2022 são áreas novas, com menos de 20 anos de existência. É o bioma brasileiro com maior área de pastagens recém-abertas. A soja, que era inexpressiva em 1985, chegou a mais de 5,7 milhões de hectares no ano passado;

A área total de agricultura chegou a 7,2 milhões de hectares, praticamente o dobro de 10 anos atrás.

O Cerrado corresponde a 48% de toda a área plantada com soja no Brasil. Ao todo, o bioma tem cerca de 3,3 vezes mais de área plantada com soja que a Amazônia;

O levantamento do MapBiomas trouxe outros dados da agropecuária brasileira, levando em conta o período que vai de 1985 a 2022. Nesse intervalo de tempo.