Com a Operação Goiânia Limpa, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) intensifica a fiscalização para retirar da cidade publicidades irregulares, que aumentam a polução visual. Foram derrubadas 8 placas de outdoor em um terreno ao lado do Residencial Granville, região Sudoeste de Goiânia.

Foto: Sagres tv 

“Esses outdoors eram clandestinos e estavam em uma área pública, o que é proibido. A multa para cada anúncio irregular é de 5 mil reais. Se forem, por exemplo, 3 anúncios em um só lote, o valor sobe para 15 mil reais. Cabe recurso, é claro”, explica o gerente de fiscalização da Amma Diego Moura. Antes de fazer anúncios em outdoor, o comerciante deve conferir se a empresa é regular junto à Amma, se tiver dificuldades, pode procurar a agência para tirar a dúvida.

No Residencial Canadá, os fiscais retiraram placas de propaganda das calçadas, que são exclusivas para pedestres e podem atrapalhar a passagem de cadeirante. Também foram recolhidas placas de publicidade nos canteiros centrais de ruas, o que pode dificultar a visão de motoristas. Até nos postes da rede elétrica e em árvores tinha publicidade irregular.

O comerciante Alexandre Freire de Rezende reclamou. “Chegam aqui e já vão retirando tudo. Os comerciantes não foram notificados antes para se adequar”, afirmou o Alexandre. Além da multa, os materiais são apreendidos e levados para o depósito da Agência Municipal do Meio Ambiente.

A Operação Goiânia Limpa é uma parceria da Amma com a Guarda Civil Metropolitana, que faz a segurança dos fiscais. A Operação, que é por tempo indeterminado, é feita porque aumentou bastante o número denuncias recebidas. Ao mesmo tempo, 6 equipes percorrem a cidade no combate às irregularidades.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 161, que é o disque denúncia da Amma, e funciona 24 horas por dia, ou pelo site goiania.go.gov.br. É comum os fiscais retirarem anúncios e no outro dia, eles já estão lá de volta. Por isso, a partir de agora, quando o comerciante insistir nessa prática, ou seja, for reincidente, a Amma vai deixar um anúncio, algo que lembra um carimbo, para que todos saibam que ali tem sido alvo de propaganda irregular.

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/xunQI3hKbAI” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}