O primeiro turno do Campeonato Goiano terminou nesta quarta-feira (17). Ao fim das nove primeiras rodadas, com 16 pontos, quatro vitórias, apenas uma derrota, 14 gols marcados e 59% de aproveitamento, a Anapolina é líder (isolada) do campeonato.

Para a felicidade dos torcedores anapolinos, a “Xata” conseguiu superar – em termos de pontuação – o Atlético-GO, 2º colocado; o Vila Nova 4º; e o Crac 3º.

Curiosamente, o time de Anápolis não foi derrotado por nenhum dos times que completam o G-4, conseguindo, inclusive, a maior goleada aplicada por um time jogando fora de casa no Campeonato, ao vencer o Goiás – 6º colocado -, na Serrinha, por 5 a 2. Confira abaixo, a tragetória da Rubra da 1ª a 9ª rodada do Goianão 2010.  

1ª Rodada – Anapolina 0 x 0 Atlético-GO

Estreando na competição em 17 de janeiro e recebendo logo de cara um dos favoritos ao título, a Anapolina segurou o Atlético-GO. As equipes criaram oportunidades, mas empataram sem gols, no estádio Jonas Duarte, que contou com belas imagens proporcionadas pelos torcedores da Rubra.

Com humildade, a Xata buscava os contra-ataques e chegava a assustar. Ao fim da partida, reconhecendo que o time da casa desempenhou bom papel, os jogadores da equipe pertencente a 1ª Divisão do futebol brasileiro saíram satisfeitos com o placar igual. “Ficou de bom tamanho”, disse o lateral direito Rafael Cruz.

2ª Rodada – Goiás 2 x 5 Anapolina

Três dias depois de empatar com o Atlético-GO em casa, a Anapolina veio a Goiânia ara enfrentar o Goiás, na Serrinha. Surpreendente e de forma impiedosa, a o time do interior goleou o da capital por 5 a 2 e colocou o Esmeraldino na lanterna do Campeonato Goiano.

O estrago no campo do adversário foi tamanho, que a última vez que o Goiás havia sofrido cinco gols em um Campeonato Goiano tinha sido em 1999, em derrotada para o Vila Nova, de virada, por 5 a 3.

3ª Rodada – Anapolina 1 x 1 Santa Helena

Em 24 de janeiro, a Xata recebeu o Santa Helena empatou por 1 a 1 e se manteve invicta no Estadual. Com o resultado, a Anapolina seguia na vice-liderança, com cinco pontos conquistados, superando o próprio Santa Helena e o Itumbiara no saldo de gols.

4ª Rodada – Itumbiara 2 x 2 Anapolina

Em 27 de janeiro, jogando fora de casa, a Rubra viajou para enfrentar o Itumbiara, no estádio Juscelino Kubitschek, e empataram por 2 a 2. Mantendo a invencibilidade, a Anapolina chegava aos 6 pontos e na caia para a quarta colocação. Surpreendente, a equipe de Anápolis sempre esteve à frente do placar.

5ª Rodada – Canedense 2 x 1 Anapolina

Em 31 de janeiro, fora de casa, a Anapolina conheceu a primeira derrota no Estadual. Perdendo para a Canedense por 2 a 1, o time de Anápolis saia do G-4, indo para a 5ª posição. Todos os gols marcados na segunda etapa e a Xata abriu o placar aos 9, mas sofreu o revés aos 32min e 39min e acabou perdendo o jogo.

6ª Rodada – Anapolina 1 x 0 Crac

Em 3 de fevereiro, indo a campo depois de perder a invencibilidade e já fora do grupo dos quatro melhores que se classificariam para a fase final, a Anapolina recebeu o Crac e venceu. A vitória além de  recolocar a Xata no G-4, vencia o, até então, líder da competição, que ainda não havia perdido no Goianão.

7ª Rodada – Morrinhos 1 x 2 Anapolina

Em 6 de fevereiro, jogando no estádio João Vilela, em Morrinhos, a Anapolina enfrentou a equipe da casa e acabou vencendo, de virada, por 2 a 1. O resultado deixava o time de Anápolis na 3ª colocação, com 12 pontos. Era a subida rumo a liderança. A derrota para a Rubra manteve os donos da casa na última colocação com quatro pontos conquistados. 

8ª Rodada – Anapolina 0 x 0 Vila Nova

Em 13 de fevereiro, a Anapolina recebeu o Vila Nova no estádio Jonas Duarte. Ambos os times vermelhos fizeram uma partida repleta de lances perdidos e acabaram propiciando o “jogo do quase”. Acabaram empatando por 0 a 0. Entretanto, a Rubra, certamente, venceria não fosse o goleiro Max, do Vila. O jogador foi eleito o Fera da Partida e fez defesas consideradas fantásticas pelos comentaristas da Rádio 730.

Com o resultado, a ‘Xata’ seguia no G-4 do Campeonato Goiano, com 13 pontos e há três jogos sem perder.

9ª Rodada – Anapolina 2 x 1 Trindade

Por último, ontem (17), no Estádio Jonas Duarte, em Anápolis, para a alegria da torcida que lotou as arquibancadas, a Anapolina bateu o Trindade pelo placar de 2 a 1, completou quatro jogos de invencibilidade no Goianão 2010 e, de quebra, se tornou líder do Estadual.