Sagres em OFF
Rubens Salomão

Marina Silva participa de sessão solene em homenagem aos 25 anos do FICA

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participará de sessão solene da Câmara Municipal de Goiânia em homenagem aos 25 anos do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). A agenda foi confirmada para a próxima terça-feira (25) às 15h30, no plenário da Casa.

A sessão solene parte de iniciativa da vereadora Aava Santiago (PSDB). Segundo sua assessoria, o evento celebra a longevidade do maior festival de cinema ambiental do estado de Goiás. A parlamentar aponta que a intenção também é destacar “sua contribuição contínua e cada vez mais ampla para a cultura e a conscientização ambiental, especialmente no contexto do bioma do Cerrado Brasileiro”.

O FICA é o primeiro festival de cinema na América Latina a abordar a temática ambiental e um dos pioneiros no mundo a tratar do tema. “É primordial a gente pautar a questão ambiental e usarmos todas as ferramentas que pudermos. Seja por meio de legislações municipais com pautas positivas de preservação, seja pela educação ambiental, ou pela cultura. O cinema é um instrumento muito potente, por ser disseminador de ideias e informação, com o mais atrativo recurso do mundo, a tela gigante!”, disse a vereadora.

sessão solene marina silva FICA
Foto: Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, visita Goiás nesta terça-feira (25). (Crédito: Felipe Werneck/MMA)

Sessão solene

Marina Silva era ministra do Meio Ambiente no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2003, quando participou da abertura da quinta edição do FICA. Na ocasião, a ex-senadora disse que o cinema é um forte instrumento de educação ambiental. Afirmou também que, ao mesmo tempo que perpetua as imagens de uma natureza saudável, “a arte imortaliza também as tragédias e, pelas tragédias, a gente educa as gerações para que não repitam o mesmo erro”.

História

Desde a criação em 1999, o FICA 2é um marco no cenário cultural de Goiás. Atraindo diretores, artistas e cineastas do Brasil e do mundo para a histórica Cidade de Goiás. A principal mostra do evento leva o nome do jornalista ambiental e cineasta Washington Novaes.

Nomes

Além de Marina Silva, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) integra lista de homenageados na sessão solene desta terça. Também estão na lista a vereadora da Cidade de Goiás, Elenízia da Mata, além de Nasr Fayad Chaul, Gilvane Felipe, Vitor Cadilac e Vilmar Rocha.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12  Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13  Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais lidas:

Leia também: