{jcomments on}Os analistas apontavam que a luta de Anderson Silva contra Chris Weidman, no UFC 162, em Las Vegas, poderia ser a mais difícil das dez defesas de cinturão do brasileiro. O que ninguém contava era que Anderson seria derrotado por Weidman após abaixar a guarda e provocar por diversas vezes o adversário, que não perdoou e no segundo assalto nocauteou Spider com um cruzado de esquerda.

A derrota coloca fim na sequência de 14 vitórias de Anderson Silva, que se negou a disputar uma revanche contra Weidman. O brasileiro afirmou que ainda tem dez lutas por contrato, mas que não disputará mais o cinturão. Anderson deve se dedicar às superlutas que podem acontecer com Georges St. Pierre e Jon Jones, mas não descartou a possibilidade de se aposentar.

“Eu trabalhei duro e respeito todos os fãs e os EUA. Eu trabalhei duro, mas ele é melhor”, disse o agora ex-campeão Anderson Silva. “Brasil, eu tentei. Chris é o novo campeão e tem que ser respeitado”, encerrou Spider com as únicas palavras em português.

Chris Weidman comentou ao final da luta que se sentia incrível e que ainda não acreditava que tinha vencido Anderson Silva. “Imaginei isso acontecendo e ainda parece muito surreal. Eu sabia que poderia fazer isso e consegui”, afirmou Weidman.

Weidman começou melhor o primeiro assalto e levou Anderson para o chão. O brasileiro conseguiu se recuperar e terminou o round com domínio psicológico sobre o adversário após colocar as mãos na cintura por diversas vezes e chamar o adversário para o confronto.

No segundo assalto, Anderson voltou a provocar Weidman ao abaixar a guarda. Spider fingiu ter levado um soco e o estadunidense tentou socá-lo. Anderson ainda conseguiu desviar de um golpe, mas levou um cruzado de esquerda no queixo e foi ao chão. Weidman ainda acertou mais um soco, quando o árbitro encerrou a luta.

Estilo

Após a luta, Anderson Silva afirmou que não desrespeitou Chris Weidman e que as provocações fazem parte do seu estilo de luta. “Tentei provocá-lo para que ele fizesse o que eu precisava para derrotá-lo. Infelizmente não deu certo”.

A repercussão da derrota foi imediata nas redes sociais. No Twitter e Facebook, milhares de mensagens acusaram Anderson Silva de arrogante. Muitos brasileiros chegaram a comemorar a derrota do Spider. Até mesmo lutadores do UFC não gostaram da postura do agora ex-campeão. Wanderlei Silva, por exemplo, questionou no microblog: “Pra que??? Ali não pode brincar, é matar ou morrer”.